Luanda - A crescente onda de violência em Angola, intolerância política, liberdade de imprensa e de expressão, a promessa do presidente Jose Eduardo dos Santos de que vai ser presidente de todos os angolanos, e a decisão do Tribunal Constitucional relativamente aos pedidos de impugnação das eleições por parte de vários partidos da oposição foram os temas principais do Angola Fala Só, de 5 de Outubro. A nossa convidada Odeth Joaquim, eleita deputada nas eleições de 31 de Agosto pela CASA-CE.


Fonte: VOA

‘É preciso estancar a violência” afirmou a deputada quando referiu como facto da semana a morte de um jovem por espancamento. “O uso e abuso de estupefacientes, o alcoolismo e o incentivo de programas do MPLA (maratonas)   estão na origem de muita violência”.


Relativamente às tomada de posse dos deputados da CASA-CE, depois do tribunal Constitucional não ter aceitado as razões invocadas por vários partidos da oposição, incluindo a CASA-CE, para que o pleito fosse anulado devido a varias irregularidades, Odeth afirmou: “Tomada de posse dos deputados da CASA-CE não significa que  aceitamos as irregularidades  verificadas nas eleições. Vamos continuar a trabalhar para corrigir essa questão…”


Questionada sobre a cobertura jornalística durante a campanha eleitoral, a deputada da CASA-CE disse que “ Foi muito notória a falta de liberdade de imprensa e de expressão durante o período de campanha eleitoral”. Relativamente à intolerância política no país Odeth Joaquim afirmou ser “muito preocupante” porque “a estabilidade, a paz de que tanto se fala é essencial, mas depende muito dos dirigentes do MPLA e da sua vontade política.”