Lisboa –  A antiga  deputada do MPLA, Ângela Bragança é apresentada em rumores que circulam  em meios políticos  de Angola  como a mais seria candidata para ocupar as funções de Secretária de Estado das Relações Exteriores  para  a área da cooperação, em substituição de Exalgina Gamboa.


Fonte: Club-k.net

 Não há confirmação de que uma eventual nomeação de Bragança correspondam a  vontade do Presidente  José Eduardo dos Santos, porém, esta  garantido  que a  Secretaria de Estado  cessante, Exalgina Gamboa   vai chefiar a comissão de relações exteriores do Parlamento.


Deténtora de   mestrado em relações internacionais feito em Portugal, Ângela  Bragança é umas das personalidades mais emblemática da ala  feminina do MPLA.  Por diversas vezes a imprensa angolana  descreve-lhe   como “ injustiçada”  por  nunca ter  desempenhado cargos governamentais tendo em conta ao seu perfil.  Foi adjunta da JMPLA em Luanda, na década de 80 mas  seria depois deputada a Assembléia Nacional desde 1992  até  31 de Agosto de 2012. Seu esposo é  o actual embaixador de Angola em Itália, Florêncio Mariano de Almeida.