Huambo - Há pouco mais de um mês depois da realização das eleições em Angola, eis que os assassinatos políticos voltam a dominar a realidade política angolana, fazendo parte da estratégia com vista as próximas eleições.

Fonte: UNITA

A vítima escolhida pelos algozes foi um membro da JURA, organização juvenil da UNITA, que respondia pelo nome de Moisés Malanga Tomé - secretário para a mobilização da JURA no bairro das Cacilhas, mais precisamente no sector do Sassonde, no Huambo.

Com apenas 33 anos de idade, Moisés Malanga Tomé foi morto a tiro na noite de sexta-feira passada, 5 de Outubro de 2012, por um grupo de sete jovens mandatados pelo MPLA.

De acordo com Renaldo Eliseu que revelou o facto, os sete jovens, cinco dos quais já a contas com as autoridades, faziam-se acompanhar de uma lista negra em que constam 25 nomes de quadros e dirigente da UNITA a abater, destacando-se:

- Lucas Hungulu Kapanamala – Secretário da UNITA para o município-sede do Huambo
- Armando Manuel Kakepa - secretário para organização da UNITA
- Monteiro Renaldo Eliseu - secretário provincial da JURA no Huambo
- Abel Carlos Tiago – Membro do executivo da JURA no Huambo
- Lusitano Valeriano Daniel – Membro da JURA
- Raúl Wame – Activista da JURA
- Gregório Jorge – secretário da JURA nas Cacilhas
- Ezequiel Chikapa – Secretário comunal da JURA na Calima

Os jovens declararam terem recebido 1 milhão de Kwanzas, para no prazo de três meses cumprir a missão de MPLA de abater um a um os quadros e dirigentes da UNITA tidos como incómodos no Huambo, com o objectivo de retrair o eleitorado da UNITA nas próximas eleições.

Entretanto, um elemento estranho introduziu-se no cenário. É que o Comandante da 5ª Esquadra da Polícia Nacional no Huambo, que colaborou na detenção de cinco dos sete jovens implicados no assassinato de Moisés Malanga Tomé está incomunicável, levantando suspeita de ter recebido as chamadas “ordens superiores” para se meter no assunto. Os restos mortais do malogrado dirigente da JURA foram sepultados na sua terra-natal em Mbunjei. Moisés Malanga Tomé deixa viúva e cinco órfãos.