Lisboa – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, prepara-se para no próximo dia 15 do corrente mês, proferir um discurso sobre o "estado da nação" na Assembleia Nacional. A apresentação do referido discurso é um dos imperativos da nova constituição “atípica”, ao qual fica submetido a falar da situação do país, na cerimónia de abertura da sessão da legislatura deste órgão. A primeira vez que falou foi a 15 de Outubro de 2010 e a segunda a 18 do mesmo mês, em 2011.

Fonte: Club-k.net

Foi no seu último discurso sobre o "estado da nação" que JES falou da importância do dialogo com a juventude e falou sobre a distribuição da água e da energia. Na altura, o também líder do MPLA, dizia que “cerca de um milhão e 200 pessoas beneficiara do programa 'Água para todos'. O consumo de água passou de 67 litros por habitante/dia, em 2008, para 101 litros por habitante/dia em 2011, num crescimento de 51 por cento. Até ao ano de 2012, este programa tem como objectivo assegurar o acesso à água potável a pelo menos 80 por cento da população rural.”

JES acrescentou, na altura, que “temos vários projectos de média e grande envergadura em curso, para assegurar o abastecimento de água a muitos centros urbanos, mas não existe por enquanto uma carteira nacional de projectos estruturantes que resolvam satisfatoriamente o problema da água, como há no sector da Energia para a energia eléctrica.”

O mesmo frisara ainda que “faz-se sentir a necessidade de um Plano Nacional da Água, que perspective, em função das disponibilidades hídricas, as suas diferentes utilizações na agricultura, indústria, consumo humano e aproveitamento hidro-eléctrico. Já foram tomadas as medidas para que esse plano seja elaborado o mais depressa possível e logo a seguir será elaborada a carteira de projectos estruturantes.”