Luanda - Foi encontrado morto, com graves sinais de espancamento, o jovem que em vida respondia por nome de Manuel Francisco, (mais conhecido por Laranginha), que esteve detido na 17ª esquadra da polícia da divisão do Cazenga. Segundo os familiares, o Laranginha esteve detido no dia 03 do corrente mês na esquadra, que um dia depois veio a informar que o jovem tinha sido encaminhado para o Comando de Divisão.

*Coque Mukuta
Fonte: VOA

 

Nem no comando, nem na esquadra se encontrava o jovem. Quando por uma chamada recebida dava conta que o seu ente querido estava na morgue duma unidade hospitalar em Luanda resgatado pela corporação nas matas de Cacuaco com graves sinais de espancamento “nós estamos a dizer que é a polícia, porque a polícia lhe apanha quarta-feira as 18 horas, quinta-feira aparece morto, quem matou?” questionam uma das parentes do malogrado.

Outra interlocutora, prima do malogrado, diz que viu os espancamento desde a sua detenção “eu sou prima dela e vi, a espancarem, ele apareceu com vários ferimentos, sem uma unha, sem um dente, cheio de feridas, até o pé estava partido” disse a prima.

​​Para Engrácia Agostinho Mendes, mãe do malogrado, foi a polícia quem matou o seu filho “a polícia matou o meu filho dentro da esquadra, eles prenderam, no dia seguinte nos foi informado que o corpo tinha sido atirado em Cacuaco. "Se estava na mão deles como é que ele vai parar em Cacuaco?” Questionou a mãe.

A mãe lamentou a forma como foi encontrado o corpo do seu filho. O alegado espancamento começou desde o momento da sua detenção como nos confirma a tia da vítima que reside junto a 17ª esquadra policial.

A nossa reportagem esteve na 17ª Esquadra onde foi confirmada a detenção do jovem. Já no comando da divisão do Cazenga nos foi informado que o caso já era do domínio da investigação criminal. O comando provincial de Luanda escusa-se a dar qualquer esclarecimento sobre o assunto.