Luanda - 1. Recentemente, assistimos às cerimónias de empossamento do Presidente e do Vice-Presidente da República de Angola (26/IX), dos Deputados da terceira legislatura (27/IX), dos Ministros de Estado e Ministros (01/X), bem como dos Governadores provinciais (03/X), constituindo, desse modo, o Executivo que governará Angola nos próximos cinco anos, corolário das Eleições Gerais de 31 de Agosto de 2012.

Fonte: Club-k.net

Image2. Com o presente Comunicado de Imprensa, o CEPP prentende endereçar os melhores auspícios a cada um e a todos os componentes dos órgãos do aparelho do Estado, para que o exercício das funções, que agora inicia, tenha como base a conjugação de esforços abnegados (a nível pessoal e de equipa) e que o lema orientador: “crescer mais para distribuir melhor” possa traduzir-se em realidade concreta na vida das comunidades (grandes ou pequenas). Aliás, como já o frisara o CEPP, no seu anterior comunicado de imprensa, o objectivo final de quem governa “deve ser o de trabalhar juntos na diferença para o bem de Angola e dos angolanos, isto é, para a construção de uma Pátria que permita a cada concidadão realizar as suas aspirações e, portanto, viver com dignidade no respeito pela legalidade”.

3. Com efeito, o CEPP exorta a todos os eleitos a consolidarem as reformas estruturais e legislativas cujos propósitos consistem em superar alguns dos grandes problemas do País, dentre os quais: a consolidação do Estado Democrático e de Direito; a reconstrução e o reforço do tecido social; o incentivo ao investimento privado numa óptica de livre mercado (baseado na concorrência leal e na transparência), que gere e garanta empregos dignos aos jovens; a melhoria da qualidade da educação e do ensino; a recuperação dos valores morais, cívicos e culturais; a extensão e a melhoria da qualidade dos serviços de saúde; o relançar da agricultura para a sustentabilidade alimentar; a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais; a valorização da família como núcleo basilar da sociedade e a tutela dos seus membros, sobretudo os mais vulneráveis; a garantia do exercício da liberdade de imprensa; o respeito pela vida e pela dignidade da pessoa humana, desde a sua concepção até a morte natural, etc.

4. Em consequência, quer o CEPP fazer eco das palavras do Papa Bento XVI pronunciadas, no dia 20 de Março de 2009, no salão nobre do Palácio da Presidência da República, em Luanda: “Angola sabe que chegou para a África o tempo da esperança. Cada comportamento humano recto é esperança em acção (...). Meus amigos, armados de um coração íntegro, magnânimo e compassivo, podereis transformar este continente, libertando o vosso povo do flagelo da avidez, da violência e da desordem e guiando-o pela senda daqueles princípios que são indispensáveis em qualquer democracia civil moderna: o respeito e a promoção dos direitos humanos, um governo transparente, uma magistratura independente, uma comunicação social livre, uma administração pública honesta, uma rede de escolas e de hospitais que funcionem de modo adequado (...)”.

O Centro de Estudos Populorum Progressio (CEPP) é uma associação cívico-cultural sem fins lucrativos e de utilidade social, cujas acções se orientam com base nos principios da Doutrina Social de inspiração cristã. Congrega jovens angolanos comprometidos profissionalmente nas mais variadas áreas do saber. Foi constituído em Luanda a 01 de Outubro de 2010, ao abrigo da legislação vigente, e propõe-se à animação cultural nos ambientes e comunidades universitárias em Angola.


Para mais informações contacte: (+244) 938.051.186 ou 934.530.805. Por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Luanda, 11 de Outubro de 2012