Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoty, disse nesta segunda-feira, 15, em Luanda, que o regresso dos 349 efetivos da polícia guineense formados em Angola deverá acontecer entre os dias 20 e 25 deste mês.

Fonte: Lusa

O governante disse que as autoridades angolanas propuseram algumas datas ao Governo da Guiné-Bissau mas aguardam resposta. "Acho que está a correr tudo bem. Nós propusemos algumas datas para as quais esperamos que o Governo da Guiné-Bissau reaja e eles possam partir", referiu o ministro.

Os efetivos guineenses chegaram a Angola em dezembro de 2011, no âmbito do acordo de cooperação militar existente entre os dois países, que ficou indefinido na sequência do golpe de Estado a 12 de abril deste ano na Guiné-Bissau.

Segundo Georges Chicoty, desde então deixou de haver interação entre os dois governos. "Estamos a estabelecer este contacto para ver se eles podem ir, porque eles vieram no Governo anterior, houve o golpe de Estado, então ficou um período de impasse, mas agora o nosso encarregado de negócios está a tratar do assunto com o Governo (guineense)", informou.

Os polícias guineenses, um total de 350 (um morreu por doença), selecionados através de concurso público realizado no seu país terminaram a sua formação em julho e devido à sua situação já lançaram vários apelos às autoridades do seu país.