Luanda - Angola acolhe entre de 24 a 28 deste mês, em Luanda, o primeiro Congresso Internacional de Juventude, um evento que reúne os conselhos nacionais da juventude da CPLP, SADC, América Latina e Europa, segundo avançou hoje, terça-feira, o porta-voz do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Lopes Trigo.


Fonte: Angop

De acordo com o responsável, em declarações à Angop, a indicação do CNJ para organizar o presente evento resulta do reconhecimento feito pelos parceiros internacionais em virtude da sua actuação no movimento juvenil internacional, com realce na União Pan-Africana da Juventude, Universidade Africana da Juventude e Desenvolvimento, Fórum Europeu da Juventude, bem como a Presidência de Angola no Fórum da juventude da CPLP.
 

Para Lopes Trigo, o momento é oportuno, principalmente numa altura que o papel da juventude angolana tem merecido destaque especial na agenda do executivo angolano, e espera-se com este evento reforçar os instrumentos para o diálogo inclusivo e
abrangente.

 
A partilha de experiências, bem como a análise de políticas públicas voltadas ao sector estarão no centro das atenções do evento, que durante quatro dias vai juntar líderes juvenis vindos de diversas partes do mundo: da região da SADC, CPLP, da América Latina e da Europa.

 
O porta-voz do CNJ assegurou que as primeiras delegações desembarcaram a cidade capital no início da tarde desta segunda-feira, com destaque para as delegações da Guiné-Bissau, de Cabo Verde, de Espanha e Portugal.

 
A maior delegação será do Conselho Nacional da Juventude da Namíbia com 10 delegados, que chega por terra através da fronteira da Santa Clara, enquanto as demais delegações são esperados até dia 24, quarta-feira.

 
Lopes Trigo assegurou que as condições logísticas foram criadas de forma a corresponder as expectativas dos participantes, cujo evento conta com o apoio do Governo Angolano.
 

Temas como a participação da juventude nos processos de decisão, a importância da jovem mulher para o desenvolvimento sustentável, os grandes desafios dos jovens na Europa, África, América Latina e o processo de cooperação global e regional em matéria de juventude serão, entre os assuntos que merecerão maior destaque nas plenárias.
 

De acordo com o programa, realça Lopes Trigo, os participantes ao primeiro Congresso Internacional dos CNJ realizarão visitas de campo a infra-estruturas sociais e turísticas, bem como tomarão contacto dos progressos alcançados durante os 10 anos de paz.
 

O evento vai decorrer sob o lema “ A Participação da Juventude nos processos políticos e Democráticos”, e deverá analisar e melhorar os instrumentos de cooperação entre as instituições juvenis dos três continentes.