Luanda - O porta-voz do I encontro sobre educação médica, Mário Fresta, disse na última terça-feira, em Luanda, que a população deve exigir dos profissionais de saúde um tratamento humano, respeitoso e ético, por forma a se sentir valorizado como um cidadão.

Fonte: Angop

O responsável, que falava sobre ética médica, referiu que o médico não deve saber apenas fazer um diagnostico e nem prescrever uma receita, mas também tratar o doente com respeito e boa educação, atendendo a especificidade. “O médico deve agir dentro de determinados princípios que na profissão de saúde já estão definidos a séculos”, reforçou.

Para si, o médico deve ser justo e procurar dar o máximo de informação e esclarecimento ao doente para que possa tomar decisões. "Sempre que um doente ou uma família considere que não teve um bom tratamento por parte de um serviço de saúde deve primeiramente fazer chegar na área de apoio ao utente sobre o que aconteceu", salientou.

Avançou que o lesado pode ainda dar continuidade fazendo chegar o caso à Ordem dos Médicos para uma melhor resolução e procedimento. Reforçou que em casos extremos se a ordem assim o entender aplica as devidas sanções que também estão previstas quer no direito civil quer no direito criminal.