Lisboa  - A taxa de inflação em Angola atingiu nos últimos 12 meses o valor histórico de apenas um dígito, fixando-se em 9,65 por cento, anunciou nesta segunda-feira o Banco Nacional de Angola (BNA), em comunicado.


Fonte: CM

O documento, elaborado pelo Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola (CPM) e resultante da reunião mensal deste órgão, salienta que em Setembro a taxa de inflação mensal situou-se em 0,55 por cento, face a Agosto, tendo as classes de ‘Alimentação e Bebidas Não-Alcoólicas’, ‘Hotéis, Cafés e Restaurantes’, ‘Vestuário e Calçado’, ‘Saúde’ e ‘Bens e Serviços Diversos’, sido as que registaram maior variação dos preços.


Relativamente às taxas de juro, o CPM referiu que se "mantiveram estáveis" em Setembro, tendo a LUIBOR Overnight sido de 5,40 por cento ao ano e a LUIBOR a três e a 12 meses sido, respectivamente, de 8,44 por cento e 10,70 por cento.


"O crédito à economia cresceu 2,60 por cento em Setembro e 17,19 por cento desde o início do ano. O crédito concedido em moeda nacional representa 55,30 por cento do crédito total à economia", lê-se no documento, publicado na página do BNA na Internet.