Namibe – Com a nomeação de um novo governador para o Namibe, muitas são as expectativas em torno do tema sobre quem vai cair e quem vai permanecer no executivo provincial.  Apercebendo-se da “aflição” dos directores provinciais e responsáveis dos órgãos de apoio ao governador, Isaac Maria Francisco dos Anjos “tranquilizou” a todos dizendo que não costuma exonerar ninguém sem que com ele trabalhe pelo menos durante cem dias.

Fonte: O País

“Para tranquilizar àqueles que prestaram serviço a senhora governadora cessante, eu não costumo alterar o quadro do pessoal que encontro enquanto não trabalhar com ele no mínimo cem dias”, disse.

Falando no acto que marcou a passagem das pastas ao novo governo, quarta-feira última, Isaac dos Anjos disse que conta com a colaboração de todos para que a tarefa de governar a província seja cumprida com êxito.

O ex-governador da vizinha província da Huíla felicitou a governadora cessante e agora deputada à Assembleia Nacional, Cândida Celeste da Silva, pelo trabalho realizado no Namibe, e deu garantias de que irá concluir todas as obras em curso e que constam do Orçamento Geral do Estado (OGE).

“As mudanças a que nos submetemos agora são a consequência da decisão do Presidente da República como resultado das eleições de 31 de Agosto último e da necessidade de imprimirmos uma mais acelerada dinâmica que nos permita cumprir quer com o programa do Governo sufragado as urnas, quer com as metas de crescimento económico que permitam responder as expectativas dos eleitores, em particular as jovens na geração de oportunidades de emprego, negócios, estudos, entretenimento, habitação, dentre outras aspirações que melhorem a condição de vida dos cidadãos”.

Isaac dos Anjos salientou que a principal fonte de financiamento que a província dispõe de momento é o OGE, a partir do qual se pagam salários a funcionários e quadros da função pública, forças da defesa, segurança e ordem interna, bem como se procedem os investimentos em infra-estruturas sociais públicas e manutenção de outros serviços.
“Iremos criar um modelo que permita uma mais eficiente aplicação dos escassos recursos que a província dispõe, fazendo com que se aumente a arrecadação, para que os recursos de consignação local aumentem e por essa via, mais obras de subordinação local possam ser erguidas”.

O governante anunciou que o acto central das comemorações do 11 de Novembro, Dia de Independência, será realizado no Namibe, apelando a todos que se disponham para e acolher as visitas com hospitalidade. “Aproveitemos a ocasião para solicitar aos visitantes os apoios de que o Namibe carece e a nossa disponibilidade em contribuirmos para o crescimento do nosso país”.

APELO AOS EMPRESÁRIOS

Isaac dos Anjos recordou os vários momentos menos abonatórios por que passou a economia nacional, o que fez com que os empresários do Namibe se tornassem mais cautelosos na hora de fazer investimentos.

“Não trouxe nenhuma fórmula mágica para quebrar essa atitude cautelosa, mas estou muito convencido de que o potencial da província é extraordinariamente elevado para gerar muitas oportunidades, não só aos investidores, como aos jovens empreendedores”, disse apelando aos empresários a não subestimarem Vista panorámica da cidade do Namibe Isaac dos Anjos, novo governador da província do Namibe O PAÍS “as novas oportunidades que iremos promover.”

O governador do Namibe disse que irá discutir com as autoridades relevantes a necessidade de se encontrarem soluções que viabilizem o sector empresarial do Namibe. Entre as soluções, acrescentou, deverão compreender o reescalonamento das dívidas e o financiamento a níveis mais adequados, para fazer erguer um sector industrial moderno e competitivo “capaz de tirar da letargia a província do Namibe e projectá-la para uma verdadeira praça de negócios.
Isaac dos Anjos garantiu a construção de mais escolas, hospitais e centros médicos de referência na região, a fim de que o Namibe reduza a sua dependência de quadros das províncias vizinhas.

Acrescentou que a necessidade das empresas concentra – se na facilidade de concessão de terrenos para urbanização, instalação de fábricas e estaleiros que permitam a dinamização da economia, pelo que, o governo da província vai continuar com os programas em curso, por formas a que a auto construção ganhe uma maior aceleração e os jovens possam construir, alugar, comprar suas casas no mercado imobiliário “ que irá crescer com certeza.”