Luanda – O Secretariado do Bureau Político do MPLA felicitou na terça-feira, em Luanda, a Agência Angola Press (ANGOP-E.P) pelos 37 anos de existência. Em nota assinada pelo secretário geral do bureau político, Julião Mateus Paulo “Dino Matross”, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do partido, o MPLA felicita o Conselho de Administração da empresa e o colectivo de trabalhadores da Angop pelo empenho e contributo no desenvolvimento do país, através da divulgação de factos noticiosos com rigor, isenção e imparcialidade.

Fonte: Angop

“Ao longo da sua trajectória, a Angop não só se constituiu numa indispensável fonte de notícias para a rede nacional e internacional de informação, como também desempenhou um papel preponderante na formação de quadros para o jornalismo angolano”, lê-se no documento.

Nesta data, lê-se ainda no documento, pelo que representa para a vida da comunicação social em Angola, o Secretariado do Bureau Político do MPLA expressa o seu profundo reconhecimento e incentiva a direcção e trabalhadores da Angop a elevarem cada vez mais o seu desempenho na captação, tratamento e difusão de matérias que preencham as necessidades do público-alvo.

O Secretariado do Bureau Político do MPLA encoraja a Angop-EP a prosseguir na senda do crescimento e desenvolvimento e formula votos de sucessos a todos que, nesta agência, se empenham na árdua tarefa de formar e informar em prol de um jornalismo moderno e de uma Angola próspera.

A Agência Angola Press tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.

Fornecer por ligação electrónica, Internet ou e-mail ou por outras vias previamente acordadas notícias aos órgãos de informação nacionais e estrangeiros, na base dos compromissos para esse efeito assinados.

Criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP), os trabalhos eram distribuídos sob a forma de boletim até que, no dia 30 de Outubro do mesmo ano, lançou o seu primeiro despacho telegráfico, em que a sigla "ANAP" deu lugar a denominação de Agência Angola Press, no âmbito da efectivação da sua vocação de agência de notícias.

No dia dois de Dezembro de 1975, a agência adoptou a sua actual e definitiva denominação "Agência Angola Press", ao lançar, nesta data, o seu primeiro despacho com a sigla "Angop".