A carregar...

Chegada misteriosa dos Jaguares

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda - Depois do Novo Jornal ter anunciado  em primeira mão a existência de viaturas de marca Jaguar no Porto de Luanda, o mutismo passou a imperar entre os deputados da Assembleia Nacional. Ninguém quis pronunciarse sobre o caso, quando questionados para eventuais esclarecimentos.

Fonte: NJ

Mas uma fonte da Assembleia  nacional que não quis identificar-se limitou-se a afirmar, que a casa das leis ainda não aprovou o orçamento para aquisição de meios rolantes protocolares e subsídios de atavio para os deputados.

O Novo Jornal apurou existir envolvimento de influentes figuras ligadas aos meios políticos e empresariais na aquisição destes meios de transporte para posterior venda à Assembleia Nacional.

O NJ apurou ainda que durante o consulado de António Paulo Kassoma este asunto não foi tratado. A notícia criou uma onda de contestação no seio da população que condenou a existência destes meios para os deputados.

Segundo os populares, os angolanos vivem em condições precárias e “não se admite a aquisição de viaturas com estes preços na situação em que o povo está a viver”.

Recorde-se que nas primeiras legislatura (1992/2008) os deputados foram conteplados com dois modelos de viaturas protocolares, nomeadamente cintroen e Audi.

Em Junho de 2010, a Assembleia Nacional renegociou com o Banco  de Comércio e Indústria (BCI), uma linha de crédito no valor de 3.21 biliões de kwanzas (equivalente a 35.7 milhões de dólares) para a aquisição de 210 viaturas BMW 535i 2010.

As viaturas foram entregues aos deputados e apresentaram um custo total de 168.9 mil dólares por cada BMW. O orçamento total, de 2010, para aquisição de viaturas destinadas aos deputados, responsáveis, quadros e serviços da Assembleia Nacional, foi de 4.1 biliões de kwanzas (equivalente a 45milhões de dólares).

Após a tomada de posse, na sequência das eleições legislativas de Setembro de 2008, os deputados receberam cada um 11,2 milhões de kwanzas (equivalente a 150 mil dólares ao câmbio do dia), como fundo de instalação, para a aquisição de viatura pessoal e outros fins privados, numa despesa total de 33,9 milhões de dólares.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Ell Comandante 21-11-2012 05:47 #27
Porr,os Namibianos lavam os seu carros água potável em quanto q a população STA-CLARA sobre vive com agua das cisterna q merda é essa?
0 Ell Comandante 21-11-2012 05:35 #26
Não sei o porque,q votei a merda é a mesma,esquecem de asfaltar avia q liga cuito ao município do Andulo,cuito Kamacupa e dpx chamam de centro d Angola? Que vergonha dos sem vergonha,compra carros caros,e o povo da fronteira eta Clara vivem cem água potável énquanto Mário Pinto acaba de cortar a barba acelebrar,a recpção d mas um carro,luxuózo dirigentes engraçados.
0 Anonimo 06-11-2012 15:15 #25
Caros internautas,
Ajudem me a compreender, uma vez que o BCI disponibilizou o credito para as viaturas dos deputados, de que formas o banco (BCI) terá retorno deste valor?

Será que a Assembleia Nacional e uma empresa publica que produz? E muito complicado se não produz porque e um dinheiro perdido.

Governantes queiram por favor fazer e aprovar orçamentos mais baixos, casos mais urgentes precisam deste dinheiro para a sua resolução.
0 CABECA 06-11-2012 13:18 #24
UM GRAND ESTA POR DETRAS DESSE NEGOCIO QUEM IMPORTOU QUE NÃO TEM NOME?
0 kelly key 06-11-2012 09:36 #23
... Sabe-se que um meio de transporte deixa de ser luxo, mas sim necessidade. honestamente, um deputado ou outro dirigente ou politico ao serviço real da nação deve merecer boas condioções em termos sociais para que consiga exercer a sua actividade sem remorsos. Mas o que se vê em Angola a respeito dos direitos dos governantes é exagerado e vergonhoso. Os dirigentes que aprovam tudo isso não têm coração de humanos... Poi s que se tivessem o caso seria outro. É triste intelectuais, com experiências de vida social de outros pontos do mundo se portarem desta maneira. Afinal do convivio com os que pensão a favor do próximo o que aprenderam? É feio e matumbice atrapalhar-se com bens materias já que tudo fica na terra. O nosso país é bastante rico temos muito para os poucos que somos, então é bom que repartam o que se tem, não vivam de ambição como que o que se tem em Angola em termos de riqueza acabe. Vivam bem mas pensem nos outros nmã tenham gula dos bens materiais, porque so valem enquanto respiramos e fica muito feio ao vosso nível comerem o frango e moerem também os ossos. E nós e os vossos cães vão comer o quê,... é necessário refletir que os politicos meressem boas condições mas não deste jeito.´O que se vê em Angola em termos de bens materiais acredito que lá fora riem-se de nós dizendo que os politicos Angolanos são atrasados e matumbos porque atrapalham-se com bens materiais...
0 Kwenha Kwa Ngungu 05-11-2012 21:23 #22
Alexandre Lourenço Quituto-IDIOTA É O TEU PAI JUNTO COM O TEU AVÔ QUE TE DISSERAM QUE NGANGULA NUNCA EXISTIU. SEU PARVO ESTÚPIDO. QUITUTO TUJI
0 Pedro M. Van Dunem 05-11-2012 00:58 #21
POR FAVOR SENHORES! NA MINHA OPINHÃO TODOS OS DEPUTADOS DEVEM E PODEM USAR OS CARROS MAIS CARO DO MUNDO.!.!.!.... .!!! Desde que nos Cinco anos que vão representar os seus, Eleitores, não lhes sejam atribuidos Viaturas ACIMA DO PREÇO DO ELEITOR, QUER DIZER O POVO. SE O POVO COLOCOU LÁ O DEPUTADO UUUÉÉ, QUER DIZER QUE O POVO MANDA? CERTO, ENTÃO SE EU SOU O CHEFE OS DEPUTADOS SÃO MEUS TRABALHADORES? ENTÃO NÃO DEVEM SER ATRIBUIDOS OS CARROS COM O PREÇO .ACIMA DOS CARROS QUE VÃO ATRIBUIR O POVO ANGOLANO NOS PROXIMOS CINCO (5) ANOS ANOS DE MANDATO.

1. PORQUE É QUE APÓS CADA ELEIÇÃO OU NO INÍCIO DO ANO PARLAMENTAR SÃO ATRIBUIDOS NOVOS CARROS AOS DEPUTADOS . QUER DIZER O EMPREGADO TÊM MAIS CONDIÇÕES QUE O PATRÃO " O POVO" TODA RIQUEZA PERTENCE AO POVO ANGOLANO E OS NOSSOS JAGUARES, SOMOS APROXIMADAMENTE 17.000.000,00 DE HABITANTES, OS MEUS JAGUARES DOS PROXIMOS 15 ANOS PODEM ANULAR A ENCOMENDA, MAS DEPOSITEM OS VALORES CORRESPONDENTE A 3 JAGUARES NA MINHA CONTA. SOU POVO ELEITOR DO MEU FUNCIONÁRIO "DEPUTADO"
0 RFI 04-11-2012 13:55 #20
Samakuva diz NAO na sua entrevista à RFI

http://www.portugues.rfi.fr/africa/20121101-isaias-samakuva-analisa-situacao-politica-em-angola
0 camussote 03-11-2012 23:26 #19
Com esta vida, também quero ser deputado (Kunanga).
0 Chines 03-11-2012 22:01 #18
Eu sou da opinião que os deputados e governantes deveriam usar as viaturas (ARMADILHAS) que estão a ser fabricadas (MONTAR) em Angola. Na Zona Economica Espaecial ZEE estão a ser montadas uma porcarias de carros que nem os proprios fabricantes conduzem, Viaturas chinezas que ate os chinezes (a)negamcomo se fala no bom portugiues angolanoSrs Deputados e dirigentes, autorizaram que aquilo la fosse negociado, assumam primeiro.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL