Luanda – Em parceria com a Sociedade dos Engenheiros de Petróleos (SEP), a Universidade Jean Piaget de Angola (UniPiaget) prevê realizar nos dias 08 e 09 de Novembro, no seu campus universitário, localizado no bairro Capalanga, município de Viana, em Luanda, a terceira conferência internacional sobre o tema “Ensino da engenharia de petróleos em Angola”. 

Fonte: Club-k.net

"Angola é um dos maiores produtores de petróleo em África, e tem sido continuamente desafiada para a criação e execução de um programa de ensino da engenharia de petróleos acreditado internacionalmente. Tal programa deverá ser uma das bases primordiais para um maior envolvimento dos quadros nacionais na indústria petrolífera em Angola", refere o comunicado da organização enviado à nossa redacção.

"Várias universidades angolanas aceitaram de uma ou outra maneira o desafio para a criação de tal programa de ensino com sucessos diversos, mas nunca se criaram oportunidades para o estabelecimento de uma estratégia de âmbito nacional que sirva tanto os interesses das universidades como da indústria e do governo da República de Angola", admite.

Assim, de acordo com o comunicado, continua a ser "um desafio a criação de laços fortes" entre a Indústria e o Ensino, no recrutamento de professores "efectivos e o seu apoio na acreditação dos currículos".

"O país tem quatro Universidades que leccionam o curso de Engenharia de Petróleos: a Universidade Jean Piaget de Angola, a Universidade Agostinho Neto, a Universidade Católica de Angola e a Universidade de Belas. No entanto, ainda não se consolidaram os planos ministrados por estas universidades de acordo com a demanda internacional da indústria petrolífera", salientou.

O certame terá como painéis o "Papel da Acreditação do Curriculum da Engenharia de Petróleos; Objectivos do ensino da Engenharia de Petróleos e a criação de currículos internacionalmente credíveis; Recrutamento, emprego e desenvolvimento profissional dos recém-formados na indústria petrolífera; Relação universidade/indústria: oportunidades de parceria e Papel da SPE na indústria petrolífera: suporte e recursos disponíveis para o desenvolvimento do ensino da Engenharia dos Petróleos".

Para que o mesmo corra sem sobressalto a UniPiaget trará alguns conferencistas internacionais nomeadamente da "Chevron North America; SPE Regional-Africa; SPE Internacional/USA; University of Ibadan (Nigéria), NTNU University (Noruega) e The University of Salford (Reino Unido)".

Participam do certame, responsáveis dos Ministério do Ensino Superior; Ministério da Ciência e Tecnologia; Ministério dos Petróleos; Universidade de Belas; Universidade Agostinho Neto; Universidade Católica de Angola; INP-Sumbe; e alguns funcionários de empresas petrolíferas Total; Sonangol E&P; Halliburton; Schlumberger; Chevron; Esso; BP Angola; Paragon; Galp; FMC Technology; Welltec; Petrobras; Statoil Angola, entre outros.

De realçar que a primeira realizou-se em 2010 e foi organizada Universidade Católica de Angola; a segunda, em 2011, pela Universidade Agostinho Neto. A presente terceira Conferência Internacional sobre o Ensino da Engenharia de Petróleos é organizada pela UniPiaget.