Lubango – A Direcção Provincial da Saúde da Huíla vai, doravante, punir todo profissional que persista em não cumprir com as normas de atendimento humanizado aos doentes nas unidades hospitalares da província.

Fonte: Angop

O alerta foi lançado nesta terça-feira, 06, pelo director provincial do sector, Bernabé Lemos, quando falava sobre o cumprimento das normas de humanização dos serviços de saúde, afirmando que se está a trabalhar para punir, com base na Lei Geral do Trabalho, àqueles profissionais que ainda persistem em maltratar os pacientes.

O gestor admitiu ainda existirem algumas debilidades no funcionamento em certos hospitais, no que tange a boa assistência aos utentes, facto que é observável não só em unidades públicas, mas nas privadas também.

Segundo disse, a direcção da saúde está a estudar medidas que possam desencorajar todos trabalhadores do ramo a este tipo de comportamento negativo, desde a equipa médica, enfermeiros, pessoal de apoio e trabalhadores administrativos.

O director disse que a anteceder as medidas punitivas serão realizadas palestras nestas unidades, para mais uma vez mostrar aos profissionais a necessidade de se atender bem o paciente e que influencia tem na cura do mesmo.

“Reconhecemos haver o atendimento deselegante aos pacientes por parte de alguns funcionários da saúde na província da Huíla, pelo que vimo-nos conveniente tomar medidas punitivas que visam desencorajar tais situações que tem criado descontentamento as populações”, sustentou. Disse que uma outra forma de desencorajar tais actos é apostar na formação de novos quadros, que deverão eventualmente substituir os incumpridores.