Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, orientou nesta sexta-feira, 09, em Luanda, a redução dos preços em que estão a ser comercializadas as casas da Centralidade do Kilamba, para que a mesma seja habitada o mais rapidamente possível.

Fonte: Angop

O Chefe de Estado baixou esta orientação durante um encontro com os responsáveis da Sonangol Imobiliária e Propriedade, entidade responsável pela gestão e comercialização da referidas habitações, no quadro de uma jornada de campo que efectua aquela cidade.

Na ocasião, José Eduardo dos Santos manifestou o desejo de que a cidade seja habitada o mais rápido possível e que as questões burocráticas sejam "ultrapassadas urgentemente".

Inicialmente os preços das casas no Kilamba estavam fixados entre 125 mil a 200 mil dólares, de acordo com os modelos disponíveis.

Estão construídas cerca de vinte mil apartamentos do tipo T3 A, T3B, T3C, todos com três quartos, e T5, com cinco quartos. O T3A está avaliado em 125 mil dólares, o T3B custa130 mil dólares, o T3C custa 140 mil dólares, ao passo que T5 está orçado em 200 mil dólares.

O projecto global foi concebido para se desenvolver em três fases, com 80 mil apartamentos, numa área de 54 quilómetros quadrados. Numa primeira fase, foram disponibilizados 115 edifícios, 48 lojas e dez quilómetros de arruamentos.

A nova cidade, cujo projecto global contempla 710 edifícios, 24 creches, nove escolas primárias e oito escolas secundárias, e 50 quilómetros de vias, constitui um elo de transição para a nova urbe de Luanda, que se vai situar junto à margem do rio Kwanza.

 

Por outro lado, José Eduardo dos Santos procedeu à inauguração do Centro de Tratamento e Distribuição de Água "Camama", que vai beneficiar 568 mil habitantes da cidade do Kilamba, Lar do Patriota, comuna do Benfica e Camama. O acto, inserido numa jornada de campo do Chefe de Estado à Centralidade do Kilamba, simbolizou também a entrada em funcionamento dos centros de tratamento e distribuição de água "Pólo Industrial", " Benfica II" e "Candelabro".

O centro Camama tem uma capacidade de 30 mil metros cúbicos de água e vai abastecer também o Estádio 11 de Novembro. Depois de receber explicações sobre a infra-estrutura, José Eduardo dos Santos percorreu algumas áreas de serviço.