Luanda -  A obstrução de vias de acesso, destruição de pontes e inundação de residências é o balanço provisório da forte chuva que caiu  na madrugada desta quarta-feira, sobre a cidade de Luanda. O porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Faustino Sebastião, que a água  destruiu igualmente coberturas de residências e inundou quintais, tendo causado prejuízos materiais consideráveis, principalmente em electro-domésticos e viaturas.

Fonte: Angop

No distrito urbano da Ingombota a situação agravou-se devido à inoperância da vala de drenagem localizada ao longo da linha férrea dos Caminhos-de-Ferro de Luanda (CFL), considerado a principal causa das inundações na zona da Boavista. 

Na comuna da Kinanga registou-se também enchentes em moradias nos sectores A e B do bairro do Saneamento e da Favela, causando prejuízos materiais. Verificou-se igualmente, o derrube de árvores e danificação de quatro viaturas na Ilha de Luanda, Ingombota sede, Maculusso e Kinanga.

A chuva, que durou aproximadamente quatro horas, nesta parte baixa da cidade, que abrange a Ingombota, foi acompanhada de fortes ventos e relâmpagos, e destrui chapas de zinco, tapumes de obras de construção civil e derrubaram galhos de árvores. 

No município de Belas, as águas inundaram a chamada "ponte molhada" de acesso as centralidades de Talatona e Patriota, causando longas vilas de viaturas (engarrafamento). As brigadas da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (ELISAL) e do Serviço de Bombeiros começaram as primeiras horas de hoje a recolher destroços de árvores e outro material nas ruas, bem como a sucção de águas no interior de residências e estabelecimentos públicos, nos municípios de Luanda (distritos urbanos da Ingombota, Sambizanga, Samba, Kilamba Kiaxi, Rangel), Cacuaco e Viana.  

Com uma população estimada em mais de cinco milhões de habitantes fazem parte da província os municípios de Luanda, Cacuaco, Viana, Belas, Cazenga, Icolo e Bengo e Quiçama. Uma equipa multissectorial do Governo Provincial de Luanda (GPL) percorre neste momento os diversos municípios, no sentido de avaliar os prejuízos causados pela "precipitação".