Lunda Sul – Agentes da Polícia de Intervenção Rápida e da Guarda Fronteiras envolveram-se em violência, em plena celebração do 37º aniversário da independência na cidade do Saurimo, província do Lunda Sul, inviabilizando a continuação da festa.   

Fonte: Unitaangola.org

Na presença da governadora provincial, Cândida Narciso, entidades político-partidárias, autoridades religiosas e tradicionais e milhares de populares, que acorreram ao largo 1º de Maio, para participar das comemorações do 11 de Novembro, dois agentes da PIR e da guarda Fronteiras desentenderam-se e partiram para vias de facto, tendo o agente da PIR detonado uma granada de gás lacrimogéneo, que intoxicou os presentes, incluindo a governadora provincial.

O cenário deixou estupefactos os presentes que condenaram o comportamento dos agentes policiais que deveriam ser o exemplo de tolerância e de civismo.

O Secretário provincial da UNITA, Virgílio Pedro Samussungo que também presenciou o acto, deplorou o facto que considerou de revelador de falta de respeito às entidades e ao povo presentes e exigiu tomadas de medidas disciplinares e exemplares para que actos do género não voltem acontecer.

Samussungo lamentou, igualmente, o facto de os órgãos de comunicação públicos que presenciaram o acontecimento não terem dado importância, revelando uma vez mais a sua parcialidade.