Ganda – O ministro da Justiça, Rui Mangueira, manifestou-se neste sábado, 18, no município da Ganda (Benguela), preocupado com o actual estado de degradação da conservatória do registo civil, notariado e serviços de identificação em funcionamento na região. Segundo  o governante, as estruturas do sector estão de certo modo degradadas, sobretudo os serviços do registo civil e notariado, tendo o governo provincial de Benguela garantido estar já em curso a construção de um palácio da justiça no Ganda.

Fonte: Angop

Mostrou-se ainda reconfortado pelo facto de que, nos próximos seis meses poderá obter uma resposta adequada, visando instalar, primeiro, um posto de registo devidamente equipado e apetrechado com tecnologia de ponta para servir um número superior de pessoas.

"Faz parte deste conjunto, serviços de um tribunal onde poderá haver possibilidade de ter duas salas para audiências de julgamento, cujas as perspectivas são animadoras para dentro dos próximos seis meses, com vista a  garantir melhores condições funcionais e desempenho dos serviços de justiça", afirmou.

O ministro radiografou também o estado do funcionamento do balcão único de empreendedor (Bue), cuja actividade continua decorrer sem sobressaltos.

Durante a sua estada no Ganda, o governante manteve um encontro informal com o administrador local, Caetano Mateus Lopes, para inteirar-se da realidade social, politica e económica do município.

As obras de construção do palácio da justiça, conservatória do registo civil, notariado e serviços de identificação e instalações do balcão único do empreendedor "Bue", foram infra-estruturas visitadas pelo ministro, tendo deixado recomendações para um estudo e levantamento das necessidades, a fim de se estender  atá à  vila do Alto Catumbela, comuna da Babaera.