Luanda - O secretário do MPLA no município do Cazenga, em Luanda, poderá ser um dos sacrificados no processo de ajustamento estrutural do partido que começa na próxima semana com a realização das conferências de renovação de mandatos ao nível da Província de Luanda.

Fonte: O País

O PAÍS soube de fonte  do partido dos “camaradas” que Francisco Naval foi  recentemente notificado informalmente pelo primeiro secretário provincial do MPLA, Bento Francisco Bento, de que o seu mandato chegou ao fim.

Este jornal apurou, entretanto, que a par da renovação normal  dos mandatos dos quadros  nas diferentes estruturas partidárias, Francisco Naval será sacrificado por  mau desempenho da sua função, que terá estado na base dos   resultados eleitorais que não convenceram o MPLA, que considera esta circunscrição administrativa com um dos seus bastiões partidários.

Os resultados definitivos  das últimas eleições, divulgados pela CNE, atribuíram para o Cazenga 61,46 por cento dos votos ao MPLA, 24,16 para a UNITA e 2,22% para a CASA-CE.

Estes resultados, no entender da cúpula do partido no poder, denotam o fraco trabalho mobilizativo, num município também chamado de “Congo Pequeno” e, por isso mesmo, bastião ideológico do MPLA.

Preocupações levantadas por militantes notam que os sectores do “Sete e meio” e mesmo do “Cromo”, foram os que mais deixaram perplexos a direcção local do partido. “Nós não podemos permitir que aqui no Cromo aquela juventude vote na CASA-CE”, disse desencantada a fonte deste jornal.

MILITANTES DE KISSAMA E ICOLO E BENGO ENTRAM NO COMITÉ DE LUANDA

As conferências municipais do MPLA irão decorrer nos municípios do Cazenga, Viana, Cacuaco, Belas, Icolo e Bengo e Quissma, bem como nos actuais distritos da Samba, Rangel,Kilamba Kiaxi, Maianga e Ingombota. Nestas últimas, para além da eleição de novos membros para os comités distritais respectivos, deverão ocorrer os reajustes estruturais que se impõem no quadro da nova divisão administrativa da província de Luanda, segundo deu a conhecer a fonte deste jornal.

Estes órgãos partidários deverão eleger candidatos a  membros do comité provincial de Luanda que, por sua vez, serão submetidos ao crivo dos delegados à conferência provincial. Pela primeira vez, serão incorporados nesta estrutura do MPLA os membros eleitos nos novos municípios de Icolo e Bengo e Kissama, anteriormente pertencentes à província do Bengo.