Luanda – A entrada de elevadas quantidades de bebidas importadas no país estão com os dias contados, afirmou nesta quinta-feira, 22, em Luanda, a ministra da Indústria, Bernarda Gonçalves Martins Henriques da Silva, que antevê o ano de 2017 como prazo limite.

Fonte: Angop

Em declarações à imprensa sobre o dia da indústria nacional, a assinalar-se nesta sexta-feira (23), a titular da pasta disse que a medida, que inclui bebida alcoólica, refrigerantes, águas e sumos, visa proteger a indústria do país. “O Executivo tem estado a trabalhar na protecção da indústria nacional, tendo em vista a redução das importações”, frisou a governante.

Afirmou que em relação a protecção da produção de bebidas já estão em curso iniciativas que em pouco tempo fará com que o país deixe de importar bebidas nas quantidades actuais, sem referir números. Para proteger a indústria nacional, o Governo angolano agravou, este ano, as taxas aduaneiras aos produtos importados.

O objectivo do Executivo angolano é de reactivar o tecido produtivo de bens transaccionáveis do país e “forçar” as empresas estrangeiras, que importam para Angola, a produzirem no país esses produtos.

Para isso o Executivo decidiu aumentar os valores aduaneiros que estes bens pagam à entrada no país. A ideia é reduzir a dependência do exterior, diversificar a economia e aumentar os postos de trabalho disponíveis.