Uíge – A cidade do Uíge está parcialmente privada do fornecimento de água potável, há três semanas, devido a uma ruptura na conduta de 350 milímetros que abastece o produto à urbe, a partir do sistema de captação, tratamento e distribuição do Rio Loé, informou o director provincial de Energia e Água, Eduardo André.

Fonte: Angop

Eduardo André explicou estarem privados de água potável, além dessa parte de cidade do Uíge, os bairros adjacentes como Popular, Quixicongo, Mbemba Ngango, Dunga e a zona de Agostinho Neto.

O mesmo revelou que a ruptura da conduta derivou de uma construção anárquica feita por um cidadão, em cima da conduta. O peso do betão armado da placa danificou a conduta. “A ruptura aconteceu numa zona da linha das águas pluviais”, frisou, acrescentando que a sua recuperação careceu de equipamento, como retroescavadora, esteira e tubos de ferro fundido do referido diâmetro (350 milímetros) que os serviços locais de água não dispunha e nem encontrava-se no mercado local ou de Luanda.

Disse terem precisado da ajuda do mercado de Lobito, para conseguir o referido tubo, mas sem acessórios, avançando igualmente a falta de materiais de apoio para o efeito.

Eduardo André adiantou que este e outros motivos fizeram com que se prolongasse os dias sem a recuperação da ruptura, acrescentando que os esforços em curso dão conta de se ter feito 80 porcento dos trabalhos para a sua recuperação.

Realçou que falta apenas a cofragem e betumagem das zonas sinistradas da conduta e seguir-se-á um tempo de cura não inferior a 72 horas, para depois passar em regime experimental, a partir da próxima semana.