Luanda  -  A jornalista Isabel João do  Novo jornal foi a vencedora do concurso Divas de Angola 2012 na categoria da comunicação, com mais votos alcançados, deixando para atrás as jornalistas Suzana Mendes, Paula Esteves e Anastácia Bitota.


Fonte: Novo Jornal

A gala de entrega de prémios que pela sexta vez visou homenagear os feitos das mulheres angolanas que mais se destacaram durante o ano, realizou-se no final da semana passada, na tenda do Hotel do Centro de Convenções Talatona, em Luanda, numa promoção da Glamour em Festas em parceria com a Semba comunicação. Com esta distinção, a jornalista do Novo jornal, Isabel João, viu assim, o seu trabalho reconhecido, pela segunda vez consecutiva, no presente ano, após ter “descido ao inferno” e conquistar no mês de Julho, o prémio africano CNN Multichoice de Jornalismo, na categoria de língua portuguesa, com uma serie de reportagens que retratava a vida na cadeias, publicadas no Novo jornal.


A semelhança da colorida e concorrida gala de consagração da 17ª edição do prémio Multichoice, realizado em Lusaka Zâmbia, Isabel João, agora nas vestes da diva da comunicação angolana, não deixou ver os seus créditos em mãos alheias, merecendo tal distinção.


Visivelmente feliz e emocionado por mais um acontecimento importante na sua carreira profissional “miúda” de cinco anos, a jornalista agradeceu o reconhecimento do povo, ao mesmo tempo que dedicou o prémio a sua família, amigos e colegas.


“Sou filha de Deus. Penso que este é o melhor ano da minha vida. Simplesmente devo dizer que estou no lugar certo e na hora certa. Obrigado a Deus e a todos que me acompanham”, afirmou a jornalista que já sonha com uma outra distinção, desta feita, no prémio nacional de jornalismo.


Para além do prémio Diva da comunicação, estiveram ainda em destaques outras categorias, nomeadamente: Diva da Educação, Diva da Moda, Diva da Saúde,  Diva da Sociedade, Diva do Desporto, Diva do Dever, Diva do Momento, Diva do Povo e Diva da Música.


A estilista Nadir Taty foi eleita a Diva do momento e da moda, arrebatando duas categorias. A exgovernadora do Namibe e agora deputada a Assembleia Nacional, Cândida celeste, foi eleita diva da sociedade, enquanto que antiga vice ministra da saúde, Evalise Frestas, pelo seu ar responsável, foi eleita diva da saúde. O prémio Diva do Dever foi entregue a comandante Nanda que disputava a mesma categoria com Maria Otília de Andrade, Domingas Quipaxe e Agdá Roque.


Na música, a cantora Ary foi a feliz consagrada com o prémio Diva da Música. Já, a  rofessora Laurinda Hoygard  venceu a categoria Diva da Educação.


Mama Tina foi a escolhida como a diva do povo. Mereceram igualmente reconhecimento, a jurista Maria do Carmo Medina, a historiadora e ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, e a linguista Agnela Barros, que apesar de não concorrerem, de acordo com a organização, mereceram homenagem pelos esforços e méritos alcançados no país.


O concurso Divas de Angola homenageia desde 2007 o esforço, a dedicação, empenho e contributo da mulher angolana, dedicado em prol do desenvolvimento social As candidatas ao concurso foram previamente seleccionadas para galardão e eleitas por votação pública, via SMS, de acordo com Maria Emília Abrantes, directorado da Glamour em Festas, empresa promotora do evento.


Na noite “das mulheres e para as mulheres” a muita música e alegria coloriram o ambiente, com actuações ao vivo de Esmeralda, as Afrikanas os Kalibrados Ary e c4 Pedro.


Refira se que o primeiro concurso Divas de Angola aconteceu em 2007, em que foram homenageadas as cantoras Lourdes Van-Dúnem e Ana Maria Mascarenhas.