A notificação deste antigo Secretario para os assuntos diplomáticos do Presidente da Republica que começou a carreira diplomática como Primeiro Secretario da Embaixada de Angola em Moscovo, a época do Embaixador Carlos Fernandes, coincidi com a iniciativa da sua Secretaria de Gabinete  que havia no passado dia 26 de Setembro, se  despedido dos colegas. A funcionaria em referencia  é Japonesa e foi recrutada desde o  tempo em que o Embaixador esteve a representar o estado angolano  do pais do “por do sol”.

De salientar ainda que  um despacho  distribuído a nível das missões diplomáticas  angolanas no estrangeiro, na passada Quarta feira, dava conta da transferência para Paris de Miguel Costa que a pouco tempo exercia as funções de  Cônsul em Toulouse, uma cidade com considerável numero de cidadãos angolanos que terá doravante terão de percorrer 300 kilometro de distancia sempre que pretender recorrer aos serviços consular na capital Francesa agora dirigidos por Miguel Costa.

A  saída de Victor Lima e esta ligeira “movimentação”  de Miguel Costa é pronuncio de que prováveis nomeações a nível da diplomacia estejam a vista. Há por se preencher lugares dos  diplomatas que foram  chamados para ocupar posições nas mais recentes mexidas feitas a nível do Governo em geral. Estão por se  preencher o lugar de Embaixador em Portugal pelo qual fala-se em círculos diplomáticos da entrada de Marcos Barrica para ocupar o posto. Há a vaga no Congo-Kinshasa deixada por Mawete João Baptista  nomeado para Governador do Uige e a do Embaixador Manuel  Pacavira na Itália que segundo fontes “recebeu previamente comunicação da presidência da republica informando-o que o chefe precisa do seu contributo na nova Assembléia”  e por conseguinte os lugares deixados pelos diplomatas que ocupavam posições pela UNITA a luz dos acordos de paz de Lusaka.

Informações que circulam em meios do partido no poder e por se confirmar  aventam que dois ex membros da UNITA, nomeadamente  Jorge Valentim e Dinho Chingunji poderão ser convidados para acomodações diplomáticas.

Fonte: Club-k.net