O conceito respectivo consiste em tirar partido de influências de Angola em Portugal, em larga escala decorrentes do crescimento de interesses económicos mútuos, para promover na Europa uma imagem do país mais positiva que a actual – geralmente associada à corrupção e a violações de direitos humanos.

A dos Anjos foi nos últimos anos embaixador em Lisboa; estabeleceu em Portugal um círculo de relações (conhecimentos, amizades e influências) considerado vasto. Antes, fora também embaixador em Madrid e Paris, mas goza de prestígio noutros países europeus, como a Grã-Bretanha e a Bélgica.

O novo MRE, conhecido pela sua afabilidade e boas maneiras, também conta a seu favor com o facto de gozar da máxima confiança de José Eduardo dos Santos (JES), com o qual, segundo algumas versões, terá mesmo uma relação de parentesco.

O anterior MRE, João Miranda, denotava ser adepto de um incremento do relacionamento de Angola com a África; não tinha poder ou influências para aplicar uma política quer não fosse ditada por JES. Na visão de JES Angola deve projectar-se à escala internacional, sendo para tal decisiva a sua afirmação em áreas-chave do mundo.

Fonte: Africa Monitor