Luanda – O Banco Espírito Santo Angola (BESA) estima para os próximos cinco anos um crescimento anual de 75%, contra a média actual de 70%. O plano foi anunciado pelo presidente do Conselho de Administração do BESA, Álvaro Sobrinho, durante a cerimónia de inauguração da nova sede do banco em Luanda, um investimento de cerca de 150 milhões de dólares, que contou com a presença, entre outras individualidades do Governo angolano, do governador do Banco Nacional de Angola, José Massano.

Fonte: Lusa

Ausente desta cerimónia esteve o presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, que segundo Álvaro Sobrinho, teve um "contratempo" que o impediu de se deslocar a Angola.

Segundo Álvaro Sobrinho, a nova sede simboliza "o início de uma nova etapa na vida do BESA", que no seu plano estratégico 2012-2017 vai apostar em segmentos médios, virando as suas atenções para as Pequenas e Médias Empresas (PME). "Vamos baixar a pirâmide, para a captação de 'funding' [financiamento], só assim conseguiremos atingir os nossos objectivos relativamente à taxa de transformação e o aumento de depósitos", referiu.

Após a cerimónia de inauguração do edifício com 111 metros acima do solo, 25 andares à superfície e cinco pisos subterrâneos, ocupando uma área de 41.684,92 metros quadrados. Álvaro Sobrinho disse que não existe uma definição concreta dos sectores a apoiar nos planos de apoio às PME, mas há a preocupação que estas tenham "projetos viáveis e que criem postos de trabalho". "São elas (PME) o maior empregador e alavancador da economia de Angola", disse.

Nos próximos cinco anos, o banco pretende ainda aumentar o número de agências, atingindo até final de 2013 um total de 90, aumentar a sua capacidade de chegar aos clientes com maiores investimentos na 'internet banking' e 'mobile banking' [uso do banco através da internet e do telefone, respectivamente], bem como duplicar os activos actuais de 8,8 milhões de dólares para 18 milhões de dólares até 2017.

Entre os 23 bancos a operar em Angola, o BESA atingiu, em 2011, o primeiro lugar em termos de resultado líquido do exercício, com 339 milhões de dólares (cerca de 259,6 milhões de euros), representando um crescimento homólogo de 2,5%.

O novo edifício do BESA, que integra uma agência modelo, um espaço cultural, um auditório, espaços de escritório, restaurante, refeitório, ginásio, cafetaria, zona de habitação e um heliporto, vai concentrar os serviços centrais do banco, permitindo uma melhoria na interligação de todas as áreas operacionais.