Luanda – A falta de imagens satélites de algumas localidades do interior do país está a impedir a conclusão do processo de actualização da carta cartográfica, instrumento vital para a execução do Recenseamento Geral da População e Habitação RGPH - 2013. Tratam-se das localidades de Lucala, da Vila Bolongongo e Quikulungo, localizadas na província do Kwanza Norte, Bula Atumba, no Bengo, assim como a Vila de Tomboco e do Nóqui, ambas da província do Zaire.

Fonte: Angop

A informação vem expressa numa nota do Gabinete Central do Censo (instituição que gere o processo), apontando assim o Huambo, a Lunda Sul, o Kwanza Norte, o Bengo e o Zaire como províncias cujo processo “já teve o seu término”.

“Em vias de conclusão encontram-se as províncias da Luanda Norte, Moxico, Namibe, Kwanza Sul, Cunene e Cabinda, ao passo que está ainda em curso nas províncias da Huíla, Uíge, Luanda, Kuando Kubango, Benguela e Bié”, descreve a nota.

Particularmente na capital do país, Luanda, a instituição refere que o processo já foi concluído, nos municípios do Cazenga, Quiçama, Cacuaco (excepção à pedreira), estando por concluir e por iniciar nos municípios de Viana, Belas e Icolo e Bengo, respectivamente.

O documento sublinha igualmente que o processo em Luanda tem o seu término agendado para os meses de Fevereiro e Março de 2014, cerca de mês e meio para o início do Recenseamento Geral da População e Habitação.

O RGPH - 2013 representa dois recenseamentos em simultâneo, o da população e o de habitação. A realização do mesmo facilitará a obtenção de informação estatística fiável e actualizada, necessária ao acompanhamento e avaliação da estratégia de combate à pobreza, bem como à produção de indicadores que permitam avaliar os progressos realizados no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).