Ganda – O procurador provincial em Benguela, Manuel Domingos Dias, manifestou-se nesta quinta-feira, 06, no município da Ganda, preocupado pelo actual estado de degradação das estruturas em que funcionam os serviços da procuradoria local. O responsável trabalhou na região, com vista a avaliar o estado de funcionamento das estruturas adstritas à procuradoria-geral da república e os serviços da polícia de investigação criminal junto do Ministério Público.

Fonte: Angop

“Os serviços da procuradoria funcionam num espaço grande, cujo estado de conservação e apetrechamento está mal, com entrada de muitas águas da chuva, sem haver nesse momento a capacidade imediata para se resolver o problema e daí não estarmos nada bem”, disse.

Revelou que, a solução do problema passará pela disponibilidade financeira a partir do próximo ano, bem como os apoios do governo provincial e das administrações municipais de modo a minimizarem a situação. Segundo o responsável, com a construção do palácio da justiça, tudo indica que os serviços da procuradoria local terão um espaço para seu normal funcionamento.

Segundo o magistrado, em termos de prisão preventiva e de processos em instrução preparatória não se verificou qualquer caso de excesso.

Durante a sua estada na Ganda, o procurador provincial visitou o comando municipal da Polícia Nacional, secção de investigação criminal, instalações da procuradoria e obras de construção do palácio da justiça. Manteve ainda um encontro de cortesia com o administrador adjunto da Ganda, Bartolomeu Dumbo, para informar-se da realidade do município.

Missão idêntica realizou-se ainda hoje nos municípios do Cubal e Caimbambo.