União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA)

Secretariado do Comité Provincial do Partido – Huambo

Secretariado Provincial para a Comunicação e Marketing

Comunicado de Imprensa

O Secretariado do Comité Provincial da UNITA no Huambo vem pelo presente lamentar e repudiar de forma veemente, o assalto de que foi vítima o jornalista da Voz da América António Kapaladanda, ocorrido na zona frontal do Palácio do Governador do Huambo, no dia 07 do mês em curso por volta das onze horas.

O jornalista António Kapalandanda, correspondente da Voz da América na região Huambo, Benguela e Bié queixou-se recentemente, de ter sido alvo de ameaças de morte na cidade do Huambo, por parte de um indivíduo identificado como fazendo parte dos Serviços de Segurança do Estado na província do Huambo.

Perante a situação que se criou, e tendo em conta a importância central do jornalismo isento para a construção e a manutenção da democracia real em Angola, a UNITA no Huambo solidariza-se com o jornalista e como homem, e reitera a sua promessa de pugnar sempre e intransigentemente pela defesa de um Estado angolano democrático e de Direito.

A UNITA no Huambo condena com a necessária veemência todos os actos de intimidação aos profissionais da Comunicação Social, assim como todos os actos que visem pôr em causa o direito dos angolanos a uma informação plural e factual.

A UNITA no Huambo exorta as autoridades governamentais e judiciais da província, a cumprirem com o seu dever de garantir a segurança de todos os cidadãos que decidiram, ou decidam eleger este espaço do território nacional como local de residência ou de função.

No caso presente, a UNITA encoraja as autoridades de direito no sentido de cumprirem e fazerem cumprir a lei, levando os prevaricadores às barras dos Tribunais.

Huambo, 13 de Dezembro de 2012.

O Secretário provincial para a Comunicação e Marketing

Emanuel Malaquias