Cabinda - Os Serviços de Veterinária de Angola alertaram hoje, quarta-feira, em Cabinda, comerciantes e população a não comercialização e consumo de carnes de caprinos e ovinos provenientes da República Democrática do Congo (RDC) devido à peste que está a afectar essas espécies no território vizinho.

Fonte: Angop

Em declarações à imprensa, no término do encontro tripartido dos Institutos dos Serviços Veterinários de Angola/Zâmbia e RDC, António José, director do instituto angolano dos serviços de veterinária, disse que a situação exige muita cautela, implicando mesmo a proibição de consumo da carne destes animais e sua comercialização.

“Temos uma vasta fronteira com a vizinha RDC, por isso a peste de pequenos ruminantes que está a afectar caprinos e ovinos nesse país obriga-nos a tomar cautelas e evitar o consumo destas carnes”, alertou.

O responsável sublinhou que tem sido hábito neste período da quadra festiva a compra destes animais a partir da RDC. “A situação é perigosa e temos mesmo que evitar o consumo destas carnes”, reforçou.

Avançou que o encontro tripartido, que teve início terça-feira, analisou a situação, tendo, no final, sido recomendado a tomada de medidas que se traduzem na vacinação destes animais (caprinos e ovinos) por forma a evitar a propagação da peste em outras regiões do país, tendo em conta a vasta fronteira entre os dois países.