CLUB-K ANGOLA - NOTÍCIAS IMPARCIAIS DE ANGOLA

Nandó recebe proposta de OGE 2013

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Cassificação 0.00 (0 Votos)

Luanda – O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”, recebeu nesta sexta-feira, 14, das mãos do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Edeltrudes Costa, a proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2013, estimado em cerca de 6,6 triliões de Kwanzas, após aprovação pela 1ª sessão extraordinária do Conselho de Ministros (dirigida pelo Presidente da República), na última terça-feira, 11, em Luanda.

Fonte: Club-k.net

Em declarações à imprensa, o presidente da Comissão de Economia e Finanças do parlamento, Manuel Júnior, garantiu uma discussão abrangente do OGE/2013 (que prevê despesas e receitas na ordem dos 6.6 triliões de Kwanzas, contra os 4.5 triliões de kwanzas de 2012), devendo contar com a participação de todos os segmentos da sociedade civil.

De acordo com o deputado (da banca parlamentar do MPLA), por se tratar do principal instrumento de gestão económica do Estado e que toca na vida das famílias e das empresas, o seu processo de discussão e aprovação deve envolver os parceiros sociais do Governo, associações profissionais, da juventude, de estudantes, da mulher, empresariais, entre outros.

Manuel Júnior informou ainda que serão agendados vários encontros entre as comissões de especialidade do parlamento e os membros do Governo para interagirem sobre o documento, que deverá ser aprovado em definitivo até ao dia 15 de Fevereiro de 2013, com rigor e objectividade.

Considerou suficiente o tempo à disposição dos deputados para efectivação deste processo, apesar de estes retomarem os trabalhos apenas a 15 de Dezembro, após uma pausa devido à quadra festiva, que inicia hoje.

A proposta do OGE, acompanhada de uma carta do Chefe de Estado endereçada aos deputados, foi entregue ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, por uma equipa do Governo, chefiada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Edeltrudes Costa, e integrada pelos ministros das Finanças, Carlos Alberto Lopes, e dos Assuntos Parlamentares, Rosa Micolo.

Na ocasião, o ministro das Finanças, Carlos Alberto Lopes, explicou que o documento é composto por um relatório de fundamentação, um projecto de lei, e oito anexos que, detalhadamente, apresentam o desenvolvimento dos projectos que o Executivo se propõe realizar do ponto de visto financeiro.

Referiu que o OGE 2013, que prevê receitas e despesas na ordem de 6,6 triliões de Kwanzas, do ponto de vista de relação com o Produto Interno Bruto representa 55,5%. Da despesa total, detalhou o ministro, dá-se primazia ao sector social, com 33,5%, segue-se a administração com 23% e o sector da defesa e económico com cerca de 18%.







Deixe um comentário via redes sociais:



Comente sem autenticar:



Actualizar comentários 

+4 londrino 15-12-2012 13:34 #1
mais um OGE pra 2013 que nao vai beneficiar ninguem em Angola a nao ser a propria elite do MPLA, quanto ao povo Angolano eles vao continuar na miseria e fome.
Reportar ao administrador
+2 Malanjinho 15-12-2012 14:17 #2
Dirigentes palhaço. Gatunos, assassinos e ditadores. Isso é q eles sabem fazer e nada mais. De governar ainda n aprenderam como se governa.
Reportar ao administrador
+1 pires feliciano 15-12-2012 14:48 #3
Foi 4.5 trilios de kwanzas com cara do tirano Jes em 2012 .quais foram as prioridade para atender os angolanos?a resposta é fantasma o misterio porque tudo esta no segredo do elite talvez alguns geradores para a sua Propriedade da ilha de mussulo .agora començar a se fregar as maos com a carta para dizer os destinos a dar pelo OG com valores de 6.6 trilios de kwanzas ainda com a mesma cara do sr Jes nao vai mudar nada nem posso acreditar que venha iluminar as cidades de angola nos escuros
Reportar ao administrador
+1 ANGOLAno FUUUDIDO 16-12-2012 00:05 #4
todo o dinheiro que é ilicito ou ganho ou roubado um dia vai abaixo, abaixo do seguinte modo ou fica sem nada, ou por encruzes do destino caso do sr presidente angolano jose eduardo dos santos, tanto é o mealheiro e tanta é ambiçao que o seus negocios vao ruir vão ruir por um simples negocio que vai abater os outros; dai que eu não invejo o sr eduardo dos santos pq? existe um santa providencia nos homens e ninguem escapa a essa providencia
Reportar ao administrador
0 Malanginho 16-12-2012 00:12 #5
Sera que o Nando sabe qual a diferença entre divida e défice publico? o que significa PIB? o que é o défice comercial? Se ele tem algum calibre cultural ou académico para ser sequer de[***]do então eu me chamo Albert Einstein. Volta para a bofia!
Reportar ao administrador
0 Marisa a mesma 16-12-2012 09:06 #6
Estão so aprovar pra que? Se ninguém vai ver os q vão fazer com este dinheiro,por favor nao percam so vosso tempo de anuciar isso, pq o povo sabe q nao serão bonificado de nada deste orcamento
Reportar ao administrador
0 Lubango / UK 16-12-2012 13:47 #7
http://www.youtube.com/watch?v=l2DPaVty7Qk
Reportar ao administrador
0 Pedro Celestino ULA 16-12-2012 19:06 #8
Apelo aos De[***]dos da Oposição levar para ao Palarmento a discunção seria sobre o estado de Aquartlamento das Tropas. Enguanto que JES pensa de construir Quarteis na Guine-Bissau aqui em Angola as tropas morrem sem medicamentos nem teem Quarteis. O Palarmento devia descutir esta situação tão grave que os militares angolanos passam. Alem disso vejam se haja piedade na parte de JES que diz ser Comandante em Chefe das FAA mais não da condições e nunca visitou nenhum Quartel como outros Presidentes fazem.
Reportar ao administrador
0 Manuel dos santos 16-12-2012 21:10 #9
Olá angolanos sr nandou nao e corrupto com muitos político somos todos angolanos si pensar bem Angola esta melhorar com esse sr nu poder Angola a muitos político naverdade a muitos político corrupto mas sr presedente da semblea mericia mais os tem olhos gordos estão ai muitos problemas da Angola ainda faltao de ser roservido pelos os mesmo angolanos os militarar da Angola nao deviao para a lado nenhum porque nos os angolanos resolvemos os nossos problemas sozinho nao e os angolanos qui vão morrer.na guine nem nenhuma parte do mundo os militar da Angola elis nao são carne de caiao ja somos poco devida a guerra precisamos de muita paz e poca roubalheira os políticos a ngolanos disviao antecao dos angolanos para roubarem e mandão para Portugal so para a judar os brancos qui nos tratao tao mal na língua portguesa os portugueses são os mais racista
Reportar ao administrador
0 LUTHER KING 17-12-2012 00:09 #10
O OGE PARA MIM E UM ABORTO NESTE DESGOVERNO E PONTO FINAL.
Reportar ao administrador
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber as novidades do Club-K directamente na sua caixa de e-mail toda manhã entre ás 8 e 9 horas de Angola.

INSERE O SEU E-MAIL