Lisboa - Edgardo E. Diaz, Fernando A. Gil e Maria Vallarino A., os gestores da Pineview Overseas S.A., empresa que detém 91,25% da Newshold, ocupam os mesmos cargos em milhares de outras empresas com sede no offshore do Panamá, ou seja, não serão os verdadeiros gestores nem os accionistas da empresa que está por detrás da corrida à RTP.

Fonte: Publico

Os três trabalham na firma de advogados especialista em offshores em todo o mundo, a Aleman Cordero Galindo & Lee (conhecida como Alcogal).


Depois de atender o telefone e perceber que estava a falar com o PÚBLICO, Edgardo E. Diaz passou a chamada a uma colega na mesma sala que confirmou que ele, Fernando A. Gil e Maria Vallarino trabalhavam na empresa e faziam parte do "conselho directivo" de "muitíssimas empresas".


De milhares, perguntámos? "Sim", respondeu, recusando dar informações "confidenciais", que têm que ser autorizadas pelos proprietários da Pineview.


Na quinta-feira, a Newshold emitiu um comunicado a anunciar que está na corrida à privatização ou concessão do canal público de televisão RTP e tecia duras críticas a quem a acusava de ocultar a identidade dos verdadeiros proprietários, argumentando que o "acesso à sua identificação completa e rigorosa" era público – e confirmava que os accionistas são angolanos e portugueses.