UNIÃO NACIONAL PARA A INDEPENDÊNCIA TOTAL DE ANGOLA (UNITA)
SECRETARIADO DO COMITÉ PROVINCIAL DO PARTIDO/ZAIRE

Vª REUNIÃO DO COMITÉ PROVINCIAL DO PARTIDO

COMUNICADO FINAL

De dia 17 á 19 de Dezembro do ano em curso, realizou-se em Mbanza-Kongo a Vª reunião do Comité Provincial do Partido/Zaire sob o Lema: “Na defesa dos interesses dos angolanos, UNITA na vanguarda.”

A reunião orientada por sua excelência secretário provincial do Partido e deputado João Marques Ntiama, teve a participação de 58 delegados vindos dos seis municípios que componham a província, abordou vários assuntos que constaram na Agenda de trabalho.

A Vª Reunião do Comité Provincial apreciou a situação política do Partido, a situação socioeconómica e política do País em geral e da nossa província em particular.

Depois de exaustivos debates que duraram três dias, a Vª Reunião Ordinária do Comité Provincial do Partido veio emitir o seguinte Comunicado Final:

. Saúda calorosamente todos militantes, simpatizantes, amigos e a população em geral que no dia 31 de Agosto votaram na UNITA, pese embora os vícios constatados no processo.

. Congratula todos Delegados de Lista que souberam patrioticamente e com grande sacrifício defender o voto do Partido.

. A Vª Reunião do Comité Provincial constatou com arrepios o nível de vida da população que continua a ser dos piores, mesmo com as percentagens das receitas da exploração de petróleo. As populações continuam sem água potável, sem energia, nem saneamento básico.

. Denuncia a corrupção feita pelo partido no poder em troca de militância em tractores e valores monetários aos membros da UNITA, em vez de se preocuparem em resolver as preocupações da população.

5º. Também lamenta a falta de boa vontade do Executivo Central em resolver as preocupações dos ex-militares, fazendo-o duma forma discriminatória, só pagando as pensões das ex-FAPLAs e para ex-FALAs lhes é exigido de ingressar no MPLA antes de receber os seus benefícios de desmobilização.

. Congratula-se pelo empenho dos quadros do Partido no cumprimento do Programa de Acção de 2012 que permitiu o crescimento significativo das estruturas do Partido.

. A Vª Reunião do Comité Provincial do Partido vota fidelidade e cumprir cabalmente todas orientações emanadas da Direcção do nosso Partido e cerrar fileiras em torno do presidente do Partido o Dr. Isaías Ngola Samakuva.

. Denuncia a falta de boa vontade e incapacidade em combater a corrupção e resolver os problemas essenciais do povo como a falta de água, electricidade, saúde e saneamento público e as estradas que iniciaram a ser construídas desde o ano 2008 ainda continuam num estado desagradável.

. A Vª Reunião do Comité Provincial insta uma vez mais o executivo angolano a dar cumprimento da Constituição no que concerne a realização das eleições autárquicas em todos municípios e províncias, simultaneamente.

10º. A Vª Reunião do Comité Provincial da UNITA reafirma a sua vontade de cooperar com todas forças vivas da província do Zaire, primando sempre pela defesa das conquistas históricas alcançadas, levando Angola e os Angolanos a realizar o sonho do convívio de todos numa Pátria verdadeiramente livre, unida, reconciliada e democrática.

NA DEFESA DOS INTERESSES DOS ANGOLANOS, A UNITA NA VANGUARDA.

UNIDOS, VENCEREMOS!

A Vª REUNIÃO DO COMITÉ PROVINCIAL DO PARTIDO