Brasil  - “Todo trabalho docente é trabalho pedagógico, mas nem todo trabalho pedagógico é trabalho docente”                                                                                   (LIBÂNEO)


Fonte: Club-k.net

Quero aqui discutir, de forma sucinta, o campo de acção do pedagogo. Você acha que ele se restringe à sala de aula da escola formal? Caso tenha dito sim, errou. Você acha que o pedagogo pode ser apenas professor e coordenador da escola formal? Caso tenha dito sim, também errou. Você acha que o pedagogo pode ser professor, coordenador, director ou supervisor de uma escola formal? Se focarmos nosso olhar somente para esse tipo de educação e sua resposta foi sim, então você acertou, porém o campo de atuação do pedagogo não se restringe somente à educação formal.


O pedagogo também pode actuar em diferentes locais como igrejas, ONGs, movimentos sociais, hospitais, espaços que atendem pessoas com necessidades educativas especiais, emissoras de rádio e televisão etc.


Assim, é possível perceber que são diferentes os cenários de actuação do pedagogo e que eles transpõem o espaço da sala de aula. Em todos os espaços citados, se houver prática educativa, há acção pedagógica e formativa. Dessa forma, podemos dizeer que o pedagogo também actua na educação não formal.


No campo da educação formal, o pedagogo poderá actuar como professor do Ensino Primário, do Iº e IIº Ciclo, Ensino Universitário, como gestor, ou seja, coordenar ou dirigir uma escola, em salas de ensino de adultos, ensino especial etc.


Essas são as atribuições que, legalmente, o diploma do curso de Pedagogia concede.
A educação, porém, pode ser formal e não formal. Mas, se falamos de educação não formal, então, o pedagogo poderá actuar em diferentes espaços.


Para Libâneo (2005), a Pedagogia é um campo do conhecimento que se preocupa com a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e que, ao mesmo tempo, orienta a acção educativa.


Na sociedade encontramos uma diversidade de práticas educativas e, se elas forem intencionais, ou seja, se visarem à aprendizagem, estará presente a acção pedagógica. Assim, para o autor, são duas as esferas de acção educativa: ESCOLAR E NÃO ESCOLAR. No campo da acção pedagógica escolar, Libâneo, define três tipos de actividades:


1 – A de professores do ensino público e privado, de todos os níveis de ensino


2 – Dos que exercem actividades correspondentes fora da escola convencional;


3 – De especialistas da acção educativa escolar, que operam nos níveis centrais, intermediários e locais dos sistemas de ensino (supervisores pedagógicos, gestores, administradores escolares, planejadores, coordenadores, orientadores educativos, etc.).


Portanto, podemos concluir que o pedagogo é um profissional que pode actuar em vários campos educativos. Para que possamos entender as diferentes demandas sócio-educativas decorrentes da nova realidade imposta pela globalização. O pedagogo é um profissional que trabalha de forma individual e colectiva, mas que tem por meta a aprendizagem.