Alemanha - O que me espanta  já  não  é o facto  de  termos a policia  que  mais crimes comete  quer  individualmente como  ligados  á bandos  verdadeiramente criminosos. Mais sim o facto de nada ser feito para que  o comportamento dos mesmos mude com  bons exemplos vindos   das estruturas superiores , mesmo se vivendo num país  onde  a perversidade triunfa galopante .

Fonte: Forúm Livre Opinião & Justiça

ImageSe  os policias estão  em qualquer parte do mundo , entre aqueles servidores públicos dos quais mais se espera um comportamento exemplar , acima de tudo pelos poderes que lhes são conferidos , sinceramente falando pela podridão que se conhece da nossa policia ela parece-se mais com um esquadrão de torturadores..


Se bem que  este  regime  nunca  condenou  as atrocidades  , os abusos , os roubos e assassinatos onde policias estiveram envolvidos ,   eu sempre esperei por parte  do meu ex consofredor " Ambrósio  Lemos " , uma outra atitude perante  situações  tão gravíssimas como no caso dos raptos , surra aos  manifestantes , zungueiras mortas ,etc.


Agora que não me venham cá  dizer ,  de  que o julgamento de " Quim Ribeiro ", seja  uma  prova , sinal e exemplo de que algo está a ser feito  !


Antes pelo contrário , este  julgamento mostra exactamente as dificuldades  que a nossa justiça tem para julgar casos de crimes como os que se conhecem .


Onde geralmente estão envolvidas figuras que nunca são apresentadas , e as histórias  quando  contadas raramente não de forma fantasiada principalmente quando está em causa salvar a pele de alguém do grupo tal.


Observações  como essas que acabo de fazer  embora caia mal para o sabor de alguns malandros  que governam Angola  julgo serem necessárias e oportunas  dado  a situação  que se vive em Angola  onde raramente se diferencia um policia de um ladrão e não só.


Não quero acreditar , que o poder , os dinheiros e as riquezas que o amigo " Ambrósio de Lemos " acumulou de todas as maneiras e feitio segundo algumas historias , o tenha feito ganhar apetência  pela  brutalidade  e pelo  sangue alheio.

Porque razão nada faz?


Mesmo quando se sabe que há policias associados á verdadeiros grupos de bandidos exemplo , dos policias que aplicam á multa e os multados têm  que ir pagar a respectiva multa á casa destes ,etc, etc..


Como  é que um policia pode viver com o que ganha ,  num país tão rico como o nosso , onde os roubos aos cofres públicos e a corrupção se tornaram em motivo  de vaidade  e orgulho  para qualquer governante ?


Assim como é que os nossos policias não se valem dos recursos e informações que lhes são porpocionadas por sua condição policial passando simplesmente a ser um criminoso porque dá mais lucro ?


Conclusão , é necessário e urgente que " Ambrósio Lemos " se é que de facto tem poderes para tal , que  imponha um maior rigor  no controle da legalidade e dos aspectos éticos e sociais para melhor acção dos agentes da policia sob sua gestão.


Há um interesse social relevante na efectiva e eficaz punição dos tantos policias criminosos que temos , mesmo se sabendo  que muitos deles coitados  condenados á morrem desgraçados  nada mais fazem do  seguem  os exemplos das  roubalheira  vindos de cima.


Até você " Ambrósio Lemos " !


.
Será  que o poder  e dinheiro fez  de ti outra pessoa  , meu ex consofredor , companheiro de cela ( F ) e campo de concentração do tari na kibala !


Custa crer  que o comandante geral ou seja nacional da policia se chama  " Ambrósio Lemos " e és tu  !


As  vezes  não  acredito  mesmo perante os factos , nos pouco mais de dois anos que estivemos juntos vivendo os piores momentos da nossa vida , e se hoje estamos vivos sabe Deus , nunca imaginei  que darias nisto .


Foram momentos tão terríveis repartidos entre a cadeia de S.Paulo e o famoso campo de concentração do Tari na kibala , onde deu para conhecer o carácter deste animal tão cruel existente na face da terra que se chama homem.

 

Meu Deus , como é possível " Ambrósio Lemos " que também viu seus familiares serem mortos no 27 de Maio de 1977 , que sobreviveu dos massacres , e hoje não permitir com que os outros também sobrevivam da ditadura Eduardista ! ?.


Custa crer , que seja mesmo este " Ambrósio Lemos " que também apanhou tanta surra como qualquer um de nós , e sem nunca nos ter dado sinais de que fosse algum infiltrado no nosso seio .


Será que em troca do cargo que ocupa e algumas roubalheira que o sistema permite , estimulo e proteja , obrigou-lhe a fazer algum juramento no sentido de massacrar , mandar massacrar e deixar massacrar quem peça ; justiça , água , pão , luz e liberdade ?


Tão jovens que éramos alguma vez poderíamos imaginar , que este nosso mais velho que até já tinha sido policia no tempo do colono pudesse dar em chefe de uma das policias mais brutais e criminosa que a nossa história conhece ?


Essa apetência de " Ambrósio Lemos " pelo sangue alheio e o prazer perverso de encurralar jovens em situações de extremo sofrimento mesmo quando a própria vida está em jogo deixa -me perplexo .


Hoje a brutalidade policial dos homens sob seu comando tornou-se no show-business diário e provavelmente para grande orgulho de quem um dia também sofreu e parece querer se desforrar .


Ou estará " Ambrósio Lemos " á cumprir alguma missão sagrada para o aniquilamento de uma geração inteira de jovens conscientes e combatentes pelos seus direitos ?


Não entendo como é que o nosso ex consofredor lidar assim deste jeito com tanta violência sem que sinta piedade de quem apenas quero os seus direitos ?


É complicado manos !


Como é que se pode compreender que certos comportamentos dos homens que nos governam ultrapassem em termos de crueldade os dos animais irracionais ?


Com essa crueldade e violência policial , será que querem transformar conscientemente o povo angolano em especial a nossa juventude em escravos , ou simplesmente satisfazer os prazeres e paranóia de José Eduardo dos Santos ?


Será que o nosso ex- consofredor " Ambrósio Lemos " tem consciência de que essa demonstração de brutalidade e crueldade por parte dos seus homens contra os jovens , zungueiras , e em especial contra os opositores do regime são um grande atentado aos princípios morais e laicos da humanidade .

E é com este comportamento , e carácter dissimulado por detrás de um véu , que os homens sob o comando de " Ambrósio Lemos " que por sua vez também recebe ordens de JES ,  transformaram Angola na ditadura e carnificina que é hoje .

Forúm Livre Opinião & Justiça

Fernando Vumby