Tamanho do texto

Acessibilidade

CLUB-K ANGOLA - NOTICIAS DE ANGOLA

Faixa publicitária

2012: Ano do MPLA e da CASA CE



Luanda - Se as eleições foram o evento que mais marcou o ano de 2012 em Angola, a formação de um novo partido político a CASA CE  abalou a cena política angolana por ter na sua liderança dissidentes da UNITA e do MPLA. A nomeação de Bento Bento para governador de Luanda no início do ano foi recebida com cepticismo por muitos luandenses.

Fonte: VOA

“O que é que Bento Bento pode dar para nós como governador?” interrogou na altura uma cidadã que descreveu a nomeação como uma “brincadeira em vermelho, amarelo e preto” numa alusão á bandeira do MPLA.

Foi igualmente destaque este ano o julgamento do antigo comandante da polícia de Luanda, Joaquim Ribeiro e pares, acusados de homicídio e violência contra inferior hierárquico.

Outro assunto importante foi a visita do secretário geral da ONU, Banki-moon a Angola. Em Março nascia aquela que viria a se tornar na terceira força partidária do país: A Convergência Ampla de Salvação de Angola CASA-CE.

À sua frente Abel Chivukuvuku, um antigo digente da UNITA que no topo da liderança é acompanha pelo general Mendes de Carvalho “Miau” uma conhecida figura anteriormente ligada ao MPLA. Já em Maio aliás , Abel Chivukuvuku acusa Manuel Vicente de ter cometido crimes de trafico de influencia, corrupção, enriquecimento ilícito, branqueamento de capitais e que por isso devia ser destituído do cargo de ministro do estado e da coordenação económica.

A 27 de Maio, dois activistas cívicos Isaias Cassule e Alves Kamulingue são detidos quando tentavam participar numa manifestação dos ex-militares e nunca mais foram vistos. Chegados em Agosto, o mês das eleições, o ministério da educação anuncia paralisação das aulas em todo país, por causa das eleições.

Acidente de autocarro mata 29 pessoas e fere 25 outras, na sua maioria adeptos e elementos da segurança do clube Kabuscorp do Palanca, oriundos de um jogo em que a equipa de Kangamba perdeu em Calulo diante do recreativo local, para o Girabola.

Ainda em Agosto, MPLA instaura um processo contra o deputado, pela bancada da UNITA Makuta Nkondo, por este ter questionado em plenário da Assembleia Nacional a origem e nacionalidade  do Presidente da República José Eduardo dos Santos.

A medida que se aproximava o dia do pleito eleitoral a tensão política foi subindo.  A Unita quis adiar o processo eleitoral por alguns dias mas sem sucesso. "Não 'e vergonha adiar por alguns dias, para se fazer bem as coisas,” disse na altura  Pedro Cacthiungo. Mas as eleições ocorrem mesmo a 31 de Agosto com alguns eleitores a queixarem-se de irregularidades.

Após a votação a CNE divulga os resultados com vitória do MPLA. UNITA, CASA-CE e PRS contestam os resultados e recorrem à CNE. A Comissão Nacional torna improcedente o recurso da oposição. O MPLA considera que venceu bem. “O MPLA apresentou o melhor programa por isso ganhou as eleições,” disse Norberto Garcia

Já André Gaspar Mendes de Carvalho "Miau" da CASA-CE diz que nem morto aceitaria estes resultados. A CASA-CE, UNITA e PRS recorrem ao Tribunal Constitucional que também decide improcedente o recurso da oposicao.

José Eduardo dos Santos e Manuel Vicente tomam posse como presidente e vice presidente da república. José Eduardo forma o novo executivo que o o cientista político Nelson Pestana Bonavena diz não ter “nada de novo”.

2012: Ano do MPLA e da CASA CE

Comentários 

+2Jose Fernando Dacruz31-12-2012 20:48#1
Foi negativo para vida politica do pais.
Reportar ao administrador
+7Makavulo31-12-2012 22:09#2
Sim, o sequestro dos jovens Cassule e Kamulingue manchou de que maneira a politica do executivo liderado pelo ditador-mor josé eduardo dos diabos.
Mas também, 2012 é o começo da derrocada do regime ditatorial em angola e o consequente triunfo da REVOLUÇÃO.
Reportar ao administrador
+1Manuel Quinta01-01-2013 01:48#3
Fico sem perceber nada!então oquê é que vocês pretendem com isso? Se é negativo? Continuar?.
Reportar ao administrador
-5Tondela01-01-2013 05:03#4
O Manito seu imberbe respeito é bom e todos respeitam.Quem fala a toa é´a tua mae que mentiu ao teu pai dizendo que tu es filho dele....Desculpa mas, feliz ano novo......
Reportar ao administrador
0Elias Epalanga01-01-2013 10:36#5
Bom Ano para todos os Angolanos,é o que auguro. Para a classe politica do nosso País que tenha a responsabili dade de solucionar os problemas dos Anglanos. Aos que mereceram a confiança da maioria para exercerem o digno mandato de governar,que governem e bem e que Deus os Abençõe. Os que estão na oposição,que tenham a res ponsabilidade de ajudar a solucionar os problemas dos Angolanos. A situação da água, luz eléctrica,segurança,edu cação e saude,devem merecer a atenção de todos. A proliferação de estrangeiros e muitos deles a comprarem em presas e sociedades de Angolanos, e a usurparem as linhas de crédito dos Angolanos, devem merecer a atenção de todos. Este particular não deve ser descurado.O enriquecimento ilícito - que é fácil de se provar- que tenha neste ano de 2013,resultados de inquisição. Que os orgãos competentes denunciem publicamente os visados. Bom Ano.
Reportar ao administrador
-1Concelho01-01-2013 12:03#6
Learn linux and get free from virus!
Reportar ao administrador
0antónio justo01-01-2013 16:58#7
Que a Pgr,que denunciou a saída de milhõe s de Usd do País por mãos de estrangeiros e que os apresente.

Tem que haver ordem.Muita gente morreu ou ficou decepada dos seus membros ,equilíbrio mental e social para

que o Mpla conseguisse estar no poder.O M não pode desrespeitar estes lutadores que incluem muitos militares

da U.O Sr Vice Presidente disse que se deve combater a impunidade e aprimorar o funcionalismo público vamos.

Revoluções já chega,temos o parlamento.Este povo já sangrou muito por causa de revoluções que não nos levou

a nada.
Reportar ao administrador
0MUSI KONGO ISOLADO01-01-2013 19:27#8
Espero que à Casa-se faz um bom progresso de Lutar contra o MPLA, um dia os Angolanos posem no seu trono. Para bem avançar devem por os haltos dirrigentes de todos ethinicos, como à vossa Liderençao tem ex da UNITA e MPLA, Morgado apresentes os mestiços, um Mukongo, Tshokwe, Ovimbundu de Bengual e Bie, Cabindes e [***]aniama. depois vamos ver onde serà mais à Mintira do Mpla. ANGOLA PRECISA UM MUDANçA URGENTE DO PODER. UM PODER MULT-NATIONAL;
Reportar ao administrador
+1Novangola01-01-2013 22:41#9
1) RETROCESSO: O Mpla regressou à sua política de Repressao e Confusao. A Democracia foi pentapeada por JES, criando desavergonhadamente uma Prostituta chamada CNE, viabilizando assim a Fraude Eleitoral.
2) TRISTEZA: Centenas de demolicoes, elevado grau de a violência do regime contra a populacao civil. Violacao massiva dos direitos humanos,etc. O Povo cada vez mais afundado na miséria,sem água, luz, habitacao e saúde. 3) VITÓRIA: Pela primeira vez JES foi humilhado por Jovens Revolucionários através de corajosas manifestacoes pacíficas no país. JES foi desmascarado, ele nao é Angolano - JES é saotomense. O ano 2012 simboliza também um ano de vitória contra o regime dos Bandidos do Mpla.
Reportar ao administrador
0Imito da verdade02-01-2013 07:52#10
Só choro muito pelo Kassule e o Camulingue. Cotas do Mpla digam alguma coisa sobre o paradeiro desses dois por favor. Fazer desaparecer pessoas com família dessa maneira, é um pecado inconfessável que este conjunto eduardista cometeu. São os filhos que choram pelos pais, as esposas pelos maridos. Pensem por favor nas dificuldades que causaram no seio desta família.
Reportar ao administrador
-1londrino02-01-2013 18:58#11
2012 foi o pior ano pra todos os Angolanos por causa da batota"fraude eleitoral" que o MPLA cometeu nas eleicoes do dia 31 de Agosto e como tambem nao podes esquecer a continuacao do sofrimento da familia dos dois desaparecidos Kassule e Kamulingue que ate agora o regime do JES com sua policia continuao no silencio sobre o assunto, 2013 tem que ser o ultimo ano do regime do JES em ano.
Reportar ao administrador
0kitembo03-01-2013 15:58#12
em áfrica e em angola em especial, as eleiçoes so nao sao fraudulentas se o sambalanga ou o seu primo as ganhar. mas se forem ganhas por mim sao logo uma fraude. se em 1992 o tio jonas ganhasse, nunca seria fraude nenhum. mas como foi o jes q as ganhou, foram logo fraudulentas e obrigaram o tio jonas voltar a segurar em armas ( que nao estavam longe dele) e aí vimos o troco. até hoje o chivu[***]vu[***] nao reconhece quem lhe deu a vida. ingrato de [***]
Reportar ao administrador
0HOSPEDARIA04-01-2013 07:24#13
ESTAMOS LOCALIZADOS POR DETRAS DOS EDIFICIOS DA ESCOM HÁ 300 METROS DO CEMITÉRIO DO ALTO DAS CRUZES, RUA CONSELHEIRO AIRES DE ORNELAS SN, VISTA OCEANO, COM QUARTOS SUITES TOTALMENTE EQUIPADOS, PARQUEAMENTO PRIVATIVO, PREÇOS A PARTIR DE 6500 KZ DIA,
TEL: 923600984.
Reportar ao administrador
0pandita nerú07-01-2013 16:42#14
josé eduatdos gatuno,tu esqueceste de -me, mas olha que tudo tem um fim. tu não terás uma atenuaçaó extraordinaria,mas sim, uma agravaçáo extraordinaria isto é:70 anos de cadeia igualzinho a tua idade,2015 não passarás.
Reportar ao administrador

You have no rights to post comments

ANGOWEB.net - Criação de sites em Angola

leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

Siga-nos nas redes sociais

RECEBE NOVIDADES VIA E-MAIL