Luanda – Um total 14 pessoas morreram esta madrugada como resultado de um trágico incidente que se verificou às portas da Cidadela Desportiva, em Luanda, onde decorria uma “vigília da virada – Dia do Fim”, da Igreja Universal do Reino de Deus. Segundo a directora clínica do Hospital Américo Boavida, Lina Antunes, por volta das 19h30 (de 31 de Dezembro de 2012) começaram a dar entrada nesta unidade hospitalar várias pessoas doentes provenientes do local.

Fonte: Angop

No entanto, explicou que este número poderá ser maior, uma vez que houve uma viatura que transportava, muito presumidamente mais três cadáveres, mas que não chegaram a ser recepcionados no hospital, uma vez que foram levados para outra unidade sanitária.

A directora clínica argumentou que a causa principal destas mortes, seis adultos e três crianças, foi a asfixia, uma vez que nestes não foram diagnosticados traumatismos que as levasse à morte.

Referiu que, até por volta das 02h30 de terça-feira (01 de Janeiro de 2013) a unidade tinha assistido 70 pessoas, relacionadas com este mesmo caso, de onde vieram a falecer estas nove.

Explicou que, e de acordo com as explicações do pai de três destas vítimas, a maior parte resultou de um incidente que ocorreu numa das entradas do recinto e onde terá havido uma certa confusão.

Realçou que nem todos os casos assistidos tiveram haver como incidente, mas muitos deles, assistidos a posterior também tiveram relacionados com casos de fadiga e fome.

Porém, disse que destas a maior parte teve já alta, mas que ainda estão em observação sete adultos e nove crianças, uma das quais de quatro meses que se encontra em estado crítico.

Segundo fontes no local, milhares de pessoas, provenientes de distintas zonas da capital, estiveram presentes no Estádio da Cidadela para assistir a designada Vigília da Virada – Dia do Fim.