Luanda – A Igreja Universal do Reino de Deus anunciou nesta quarta-feira, 02, em Luanda, que assume todas as despesas relacionadas com as vítimas do incidente do "Dia do Fim", no passado dia 31, que provocou mais de uma dezena de mortos. O anúncio foi feito pelo bispo Felner Batalha, numa conferência de imprensa em que a IURD reconheceu simplesmente terem-se verificado 12 mortos e 120 feridos no incidente ocorrido na cerimónia de passagem de ano promovida por aquela confissão religiosa.

Fonte: Lusa

O número de vítimas varia consoante a fonte, com a IURD a falar em 12, enquanto o diário estatal Jornal de Angola escreveu que o número de mortos tinha subido para 16, e o Governo Provincial de Luanda, citado pela agência Angop, fixou aquele número em 13. O número de feridos é sempre igual: 120.

"A Igreja já começou a apoiar as famílias das vítimas. Está a fazê-lo e vai continuar até ao último momento. Assumimos, vamos dizer, todas as despesas do óbito e o principal apoio é o moral", disse o bispo Felner Batalha.

"Para as pessoas saberem que a Igreja não lhes virou as costas, está com eles. Para estas famílias, o mais importante é saber que a Igreja, a direcção da Igreja está a sentir a dor deles", acrescentou.

Felner Batalha, que tinha ao lado o bispo José Augusto Dias, principal responsável da IURD em Angola, foi apresentado no encontro com a imprensa como porta-voz da Comissão de Apoio às Vítimas, criada pela IURD.

A cerimónia da IURD, designada "Vigília da Virada - Dia do Fim", decorreu no Estádio Nacional da Cidadela Desportiva, que tem capacidade para 70 mil pessoas, mas o evento tinha concentrados no local cerca de 250 mil.

Reconhecendo que a Igreja "está sob uma pressão muito grande", Felner Batalha reafirmou que a IURD garantiu todos os mecanismos de salvaguarda para a concentração de muitos populares, mas escusou-se a comentar sobre as razões da tragédia. "São as normas internacionais: quando a capacidade do recinto já não dá mais, é levar as pessoas para onde previamente está indicado. Foi feito", frisou.

Segundo Felner Batalha, além das 70 mil pessoas esperadas para o culto, e que representam a lotação do Estádio da Cidadela, a IURD criou duas zonas, atrás das duas balizas, com espaço para mais 30 mil pessoas cada. Entretanto, o Governo Provincial de Luanda anunciou também a criação de uma comissão multissetorial de apoio às vítimas.

As comissões do GPL e da IURD reuniram, segundo disse fonte daquela confissão religiosa. Segundo informações dos hospitais em Luanda que receberam as vítimas, as mortes terão ocorrido por esmagamento e asfixia.