Luanda – Ainda sem uma data prevista, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, tem agendado para este ano aquele que será a sua segunda visita oficial a República de Moçambique, segundo revelou o diretor para o sector de África e Médio Oriente no Ministério dos Negócios Estrangeiros moçambicano, Alexandre Manjate.

Fonte: Club-k.net

De acordo com o Alexandre Manjate, citado pela agência de notícia portuguesa Lusa, ainda se esta a negociar com a contraparte angolana o melhor período da visita. “Mas trata-se de uma deslocação no contexto da relação bilateral entre Moçambique e Angola”, salientou.

A fonte que vimos citar avançou que neste momento os dois governos estão a discutir os conteúdos a serem tratados na que será a segunda visita oficial de José Eduardo dos Santos a Moçambique.

José Eduardo dos Santos já esteve em Maputo, mas apenas para participar em cimeiras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Africana.

No ano passado, Moçambique assumiu a presidência rotativa da CPLP e da SADC, em substituição de Angola, mas a passagem de testemunho foi feito pelo então primeiro ministro angolano Fernando Dias dos Santos, que justificou a ausência de José Eduardo dos Santos nas duas cimeiras com "questões de agenda eleitoral".

Para este ano, de acordo com o Plano Económico e Social do governo moçambicano,  a primeira acção do sector das relações externas de Moçambique é receber visitas dos Presidentes de Angola, Quénia, Tanzânia, Chile, Timor-Leste e Indonésia. A par isso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique está igualmente a preparar visitas dos chefes da diplomacia do Senegal, África do Sul, Tailândia, Vietname, Singapura, Cuba e Chile.

República de Moçambique é um país localizado na costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Tanzânia, a noroeste pelo Malauí e Zâmbia, a oeste pelo Zimbábue, a leste pelo Canal de Moçambique e Oceano Índico, e a sul e sudoeste pela África do Sul e Suazilândia.

No Canal de Moçambique, tem fronteiras marítimas com as Comores, Madagáscar, a coletividade departamental francesa  de Mayotte  e as ilhas Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa, pertencentes às Ilhas Esparsas das Terras Austrais e Antárticas Francesas.

Esta antiga colónia e província ultramarina de Portugal, obteve a sua independência a 25 de Junho de 1975. Faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da SADC, da Commonwealth, da Organização da Conferência Islâmica e da ONU. A sua capital e maior cidade é Maputo.