CLUB-K ANGOLA - NOTÍCIAS IMPARCIAIS DE ANGOLA

Eduardo dos Santos o presidente menos querido em Angola - Paleta Garcia

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Cassificação 0.00 (0 Votos)

USA - Os atributos rebuscados pelo Jornal de Angola inseridos no artigo intitulado “Jornal de Angola diz que JES é o Líder africano com grande apoio popular “ para descrever o actual presidente angolano são as premissas para aprofundar o culto da personalidade.

 

Fonte: Club-k.net

Único nacionalista africano que não fala nenhuma língua africana

“José Eduardo dos Santos é premiado porque representa uma geração que foi capaz de sair do seu conforto e partir para a luta armada de libertação nacional.” Narração introdutória do texto em análise que merece uma análise profunda. O actual presidente, foi um dos nacionalistas angolanos que menos sacrificou-se em nome de Angola relativamente aos nacionalistas de renome. A sua trajectória revolucionária e de sofrimento foram minúsculas. Uma breve passagem pelo Congo enquanto aguardava a sua evacuação para Rússia. Após o trampolim neste país comunista aonde afinou os hábitos e costumes europeus firmados com o acasalamento com uma Russa regressou e assumiu posição privilegiada na esfera do governo.

 

Logo após o passamento físico de Agostinho Neto em 1979, não só assumiu o poder militar como também o político e económico de Angola. Desde esta data instaura uma classe burguesa e reafirma a política de exclusão de ideias. Com o seu estilo recheado de complexos dos ritmos africanos promove valores culturais distantes raízes angolanas. As línguas nacionais definiu como línguas dos não civilizados. Aqueles nacionais que primavam por uma preservação dos costumes nacionais e que pretendiam instaurar igualdade na distribuição dos recursos uns foram executados e os sobreviventes apelidados de gentios e contra-revolucionários.

 

Foi durante o reinado de José Eduardo do Santos, que quadros qualificados e com visão inovadora abandonaram o país. O diálogo foi transformado em sentença de morte. A lei do contraditório passou a ser uma sentença sumária  - morte -. A visão comunista foi o melhor pretexto para a criação da classe burguesa que hoje são condecorados como "empresários de sucessos".

 

A guerra civil vivida em Angola foi fruto da péssima descolonização, na qual o MPLA atropelou literariamente os acordos do ALVOR que nos brindaria as primeiras eleições livres. Em síntese em 1975 o MPLA de José Eduardo dos Santos realizou a único golpe de estado até hoje concretizado em Angola.


Resumindo, um líder com "estofo político" já mas permitiria as atrocidades acima descritos. Um político visionário, teria "lupas" para antecipar estas atrocidades. Um "génio" político e com audácia como descreve o Jornal de Angola seria posto no mesmo patamar de Nelson Mandela e para nao falar de Luther King.


A sociedade angolana mesmo sendo moldada com os defeitos visionários de José Eduardo dos Santos já reconheceu/apercebeu-se que o líder angolano nunca teve e nunca terá visão política que ajude a posicionar Angola num estado justo. Incluindo na esfera central do MPLA esta evidente que JES não goza de popularidade genuína. Os seu pupilos foram moldados a não contrariar o soba frontalmente e resmungam regularmente na sua ausência.


O silêncio e paciência são as duas armas que o angolano no seu todo tem usado. Como se tem comentado nos bastidores "ninguém vive eternamente e não há necessidades de frontatalizações". Outros mais poeticamente dizem "Nos somos burros e não lutamos pela independência". Entre, todas estas contestações silenciosas, JES prefere captar as palavras motivadoras entre " o líder dos líderes, "o nosso candidato natural" ou ainda o "pontífice da paz".


Ora vejamos, as últimas eleições foi descrita como a primeira paulada sem mão. Membros activos do MPLA sitos na sede central do MPLA optaram em não votar no próprio partido. Será que JES e seus familiares ja que os seus seguidores são apenas bajuladores não se apercebem desta luta silenciosa? Será que a clã Eduadista não se apercebe que o sistema socioeconómico tem sido o motor e gás que tem induzidoos angolanos no seu todo a parabenizar tudo que esteja a volta do presidente? Será que esta clã não visualiza que o estado de insatisfação em todos os aspectos é geral?


Quando uma edição como o Jornal de Angola, liderado por Mr. Ribeiro símbolo do "sim chefe" que mesmo vendo preto diz branco o que  esperávamos? Não foi o Ribeiro que afirmara no início do ano passado que as casas no Kilamba estavam todas esgotas e que os preços eram justos e aceitáveis. Será que depois de JES ter dito que  Kilamba estava as moscas e que os preços teriam que ser reduzidos porque a população comum não estava em condições de comprar os preços exigidos por Kopelipa e sua cúpula, o Sr. Ribeiro reeditou o seu desfasado artigo?


Quem sabe exactamente sobre os empréstimos e contractos firmados entre Angola e China? Quem sabe exactamente sobre os destinos dos recursos naturais? Quem sabe exactamente sobre os planos de Acção do governo? A resposta para todas estas perguntas recai a JES.


Um líder contemporâneo, não define economia nacional como um segredo de estado. O povo tem o direito e dever de ser informado. Portanto, atribuir o título de "bom governante" e "génio natural" a JES neste século estamos a retardar Angola para o século da pedra.

 

Hoje, o mundo já estuda as viabilidades de viagens turísticas no espaço e o mundo esta interligado sem "fio". Se JES é o nosso génio, então entendo o porquê da triste qualidade dos nossos SENHORES DOUTORES e só tenho a concluir que estamos todos paiados!!!!







Deixe um comentário via redes sociais:



Comente sem autenticar:



Actualizar comentários 

0 lucuati 06-01-2013 19:15 #46
....AMIGO LONDRINO,nesta corrida da vida, se quiseres ganhar uma corrida, tens que ir para a a linha de partida, comecar a correr depois do sinal(mas correr muito mesmo porque nao seras o unico) suar e cortar a meta...mas nao e so cortar...corre- se contra algo que se chama cronemetro.o tmpo fizeres, mais sorte teras,senao ficas ai na bancada toda a vida na bancada a fazer o mais dificil e fazendo mal..CRITICAR NAO E PARA TODOS...E DESCOBRI QUE ESTAS BEM NA BANCADA ASSISTINDO OS VENCEDORES....
Reportar ao administrador
0 ndongala 06-01-2013 21:15 #47
sr. lucuati é evidente com a guerra ou sem a guerra o MPLA ja mostrou a sua incapacidade de governar.
logo o MPLA tomou o poder, implementou imediateamente o Comunismo e abafou toda iniciativa privado conciderando toda actividade comercial como exploracao do homem pelo homem.instalou a intolerancia politica. durante todo de periodo de 1975 ate 1992 nenhum angolano era autorizado de fazer o comerco. tudo se adquiria só no mercado negro.toda actividade politica outra que a do MPLA era reprimida.
a pregunta, quem fazia e quem abastecia o mercado negro se nao os que cantavam o hino do poder popular ou o hino abaixo o capitalismo e viva o MPLA?
Reportar ao administrador
0 ndongala 06-01-2013 21:18 #48
continuacao I...
se o sr,(camarada)lu cuati pensa que , voces podem sempre avancar o argumento da guerra, estao se enganar.
nós demos o tempo no tempo, ate 2017 ou 2025 a nova geracao que nunca conheceu o conflicto armardo nunca ira vos acreditar, porque a realidade é evidente. o mpla perdera o poder, ele pode se menter no poder com a dictadura, mas ele ja nao conseguira menter o povo na ignoranca. isso é uma evidente sr.(camarada) lucuati.
o que diz respeito dos nossos concidadoes oriundos de estrangeiros isso nao seria problema, se o corrupto JES nao humilhasse os angolanos genuinos.
o corrupto JES nao assume a sua responsabilidad e de informar os cidadoes angolanos a sua origem.
ate a cepultura da sua mae está en CATIMINI.
Reportar ao administrador
0 ndongala 06-01-2013 21:20 #49
continuacoa II...
o corrupto JES nao assume a sua responsabilidad e de informar os cidadoes angolanos a sua origem.
ate a cepultura da sua mae está en CATIMINI.provav elmente ela foi enterrada em Sao Tomé e Principio.
OBAMA nao tem vergonha e nao tem complexo da sua origem e a do seu pais.
se Lucio Lara fosse presidente de Angola nao teremos problemas deste tipo porque nós todos subemos que o Lucio Lara foi nascido em Angola com os parentes oriundos de portugal, outros do MPLA como Antonio Jacinto, Mario de Andrade, Viriato da Cruz,Paulo George,Joaquim pinto de andrade e tantos outros.
eles nao teem complexo de suas origems de portugal ao contrario deste corrupto JES.
Reportar ao administrador
0 ndongala 06-01-2013 21:40 #50
quem diz que no momento da guerra nao se pode organizar elecoes?só pessoa que suporta a dictatura e que nao tem sentimos da liberdade que podem defender essa idea.
eu penso que o Sr.Lucuati é convencido que angola é proprietario provado do MPLA e os seus camarilias,
o MPLA te vaccinou que 1° só o MPLA que pode governar esse pais e niguem outro partido.
2° é o MPLA e a sua camarilia corrupta que sao os donos de Angola.
3° nao existe patriotismo fora do MPLA.
sr. Lucuati eu peco te de acabar com essa idea.
angola é de todos angolanos e nem 15 % dos angolanos é do MPLA.
o corrupto JES nao é patriotata,ele nao tem outra ambincao que de abrutir e humilhar o povo angolano.
Reportar ao administrador
0 Bangura 07-01-2013 13:34 #51
Povo que se acomoda com trafulhices, nao e vitima nenhuma, mas sim CUMPLICE.....
Reportar ao administrador
0 pandita nerú 07-01-2013 17:53 #52
cota zé, a vergonha do povo angolano fora´ [***]!
Reportar ao administrador
0 Cadiquila 07-01-2013 21:10 #53
TODOS QUE COMENTARAM ACIMA,DEVEM CONHECER A HISTÓRIA DO PAÍS E VEJAM QUEM É O CULPADO,MAS SEJAM HONESTOS COM VOSCO MESMO.
Reportar ao administrador
0 Larice domingos 07-01-2013 21:16 #54
José Eduardo dos santos, fala correctamente kimbundu, lingala e um pouco de kikongo
Larice Domingos
Reportar ao administrador
0 renato jose 12-01-2013 21:30 #55
vivemos no meio de duas grandes cidades mais estamos a falta de luz que governante ê esse
que tem medo do seu povo não anda so td mentem e nao dizes nada tens medo do seu elenco para não
te descobrirem o segredo? Estou a me referir do simione
Reportar ao administrador
0 lildux 14-01-2013 19:14 #56
so filhada[***]
Reportar ao administrador
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber as novidades do Club-K directamente na sua caixa de e-mail toda manhã entre ás 8 e 9 horas de Angola.

INSERE O SEU E-MAIL