Soyo – Um agente da Polícia Nacional em serviço de patrulha à cidade do Soyo, província do Zaire, atingiu mortalmente, na noite de 1 de Janeiro, um jovem de 23 anos e feriu gravemente um outro, que se encontra internado no hospital municipal.

Fonte: JA

O incidente, que abalou a cidade, aconteceu no bairro Kintambi perto das 19h00, quando os dois jovens seguiam de moto para o internato da escola Professores do Futuro, adstrita à ONG Acção para Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), onde se encontravam alojados. 

A vítima mortal, Casimiro Miguel, natural do município do Nzeto, encontrava-se no Soyo há uma semana com os demais 75 recém-formados, onde devia defender a sua tese de fim de curso de professorado.

No fatídico dia 1 de Janeiro, os jovens foram interpelados por agentes da Polícia Nacional que se encontravam em serviço de prevenção, por não terem usado capacetes de protecção. Na sequência disso, o agente da Polícia quis levar a moto para a unidade, o que gerou alguma discussão. Outro jovem, Paulo Rodinel Nginga, 22 anos, foi baleado no peito pelo mesmo agente e o seu estado de saúde inspira cuidados.