Nzeto – Cerca de seis cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) morreram e três outros ficaram feridos em consequência de um acidente de viação ocorrido na noite do último sábado (05) no troço rodoviário entre Nzeto (Zaire) e Luanda. Os referidos cidadãos, na condição de imigrantes ilegais, se faziam transportar num camião contentorizado da empresa trans-24, cujo destino era à capital do país, Luanda.

Fonte: Angop

Um dos sobreviventes deste infausto acontecimento contou terem pago 250 dólares norte-americanos ao motorista do camião que estava carregado de vasilhame de cerveja. Fonte policial disse que o acidente aconteceu a três quilómetros da sede municipal do Nzeto devido a desarticulação do contentor, provocando o seu capotamento.

Acrescentou que os corpos foram transladados para a morgue do hospital municipal do Nzeto, ao passo que os feridos recebem assistência médica e medicamentosa na referida unidade sanitária. Explicou ainda que, para o resgate dos corpos, dos quais quatro do sexo feminino, foram precisos mais de duas horas para arrombar o contentor.

Informou que o motorista do camião e o seu ajudante encontram-se foragidos, estando a polícia no encalço dos mesmos.

De salientar que nesta segunda-feira, 07, os restos mortais dos seis imigrantes ilegais foram sepultados no cemitério municipal do Nzeto. A cerimónia fúnebre contou com a presença do administrador municipal do Nzeto, Pedro Miguel Lito, membros da administração local, autoridades tradicionais e eclesiásticas, populares e comunidade congolesa residente na circunscrição.

Na ocasião, o administrador lamentou o sucedido e apelou a todos estrangeiros que queiram fixar-se em Angola a fazerem-no de forma lícita, cumprindo escrupulosamente com a legislação migratória vigente no país. "Não é aconselhável optar sempre por vias ilegais para se atingir a um determinado fim. A ilegalidade leva-nos, às vezes, a situações desagradáveis", sublinhou, manifestando-se visivelmente consternado.