Falando ao programa Semana em Actualidade da TPA, Ismael Mateus, considerou que com aprovação do fim do GURN, acabou também o «Protocolo de Lusaka». “Com a nova resolução aprovada, acho que o protocolo de Lusaka acaba”, frisou.

De acordo com o jornalista, citando o presidente da Assembleia Nacional e o chefe da Bancada Parlamentar do MPLA, é bem verdade que no futuro haverá dificuldades e que tudo não será consensual, mas que tudo farão para que o parlamento aprove diplomas de tal forma.

No seu entender, o MPLA tem a maioria e, é uma maioria grande e que tem tudo para encontrar equilíbrio e pontos de entendimento no parlamento. “Assembleia nesta semana, apenas em duas sessões deu este exemplo. Era bom que todos nós percebesse-mos, porque anda algum nervosismo no ar, mas não há razões”, disse, acrescentando que o MPLA tem uma grande maioria, e tem todo poder para governar recolhendo opiniões, estabelecer pontes necessárias para poder dirigir o país.

Recorde-se que o novo ano legislativo foi aberto a semana finda em Luanda. Na primeira sessão, o parlamento já com um novo rosto, aprovou o fim do antigo Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN).
 
Fonte: TPA