Luanda -  O analista político da Rádio Nacional de Angola e da Televisão Pública de Angola Francisco Ramos da Cruz foi nomeado pelo ministro da Defesa Nacional, general Cândido Pereira Van-Dúnem, para o cargo de adido militar em Portugal, apurou o Novo Jornal de fonte militar.

Fonte: NJ

O analista, que poderá embarcar nos próximos dias para Portugal, onde vai assumir o posto na missão diplomática, foi também promovido em Dezembro do ano transacto a tenente-coronel.

Francisco Ramos da Cruz pertencia aos Serviços de Inteligência Militar (SIM) e foi afastado da direcção pelo general José Maria, com a justificação de que estava ausente da unidade e fazia política, violando assim a Constituição da República.

A Constituição da República, no seu artigo 205º, diz que aos agentes da segurança nacional no activo, nomeadamente militares, polícias e agentes, na estrita medida das exigências das suas condições funcionais, a lei pode estabelecer restrições à capacidade eleitoral passiva, bem como ao exercício dos direitos de expressão, reunião, manifestação, associação, greve, petição e outros de natureza análoga.

Para além de oficial do SIM, Francisco Ramos da Cruz terá permanecido durante muitos anos com a patente de major. Para além de comentarista, é também professor universitário.