Ndalatando – O actual director da emissora provincial do Kwanza Norte, o jornalista Abílio Manuel Correia, fez uma vassourada de “despedimentos arbitrários” de alguns dos funcionários da área de manutenção, bem como auxiliares de limpezas, por razões que só ele sabe. Tudo começou no princípio do mês de Dezembro passado.

Fonte: Club-k.net

Ainda nos finais deste mesmo mês, o novo inclino da referida empresa de radiodifusão estatal, despediu sem justa causa o jornalista António de Jesus Afonso que, segundo fontes do Club K, tudo começou quando o mesmo foi informado que estava proibido de falar aos microfones daquela emissora (que emite localmente nos 92.3 em frequência modelada), nem se quer teve atenuante devido a um presumível erro de locução durante a emissão, quando o mesmo apresentava um programa relacionado com a quadra festiva, cujo rótulo era “festas felizes”.

Abílio Correia despediu também uma funcionária colaboradora que se encontra, nesta altura, em Luanda, a gozar licença de maternidade, violando assim um dos princípios da Lei Geral do Trabalho. A visada chama-se Maria Luísa Fernandes.

Dentre os afectados soam vários nomes, tais como: António Filipe Malengue, Zélia Zumba, Moisés, Mariano Zua, Eduardo Fernando e o Repórter desportivo Tiago Muxito, dentre outros.

A par isso, o novo “big boss” da RNA na terra da Rosa Porcelana reuniu de emergência no passado dia 03 de Janeiro do ano em curso, com todos os colaboradores que ali se remediavam, transmitindo-os a informação, segundo a qual, que RNA não têm fundo de manejo para remunerar os seus colaboradores local, por isso, quem quisesse continuar podia, mas sem qualquer contrato laboral com a rádio.

Com os despedimentos arbitrários destes trabalhadores a rádio local encontra-se numa carência de profissionais, principalmente nas áreas de locução e de reportagem. A fonte deste portal assegura que na vigência do antigo director, Miguel Gaspar Manuel, os mesmos eram remunerados com uma quantia de 100 dólares mensal. “Agora como é que o novo chefe vem nos dizer que não há verba para remunerar os colaboradores”, questionou um dos lesados.

Uma outra peneira que o sucessor de Miguel Gaspar fez na Rádio Kwanza Norte é a alteração da grelha de programação local que diverge da antiga, retirando alguns programas da velha grelha. A nossa reportagem tentou ouvir o protagonista dos despedimentos a partir de Ndalatando, mas sem sucesso, pelo facto do mesmo encontrar-se em Luanda.

Abílio Correia é natural do Golungo Alto, um dos dez municípios daquela província, é antigo quadro da RNA, naquela região onde ingressou há 30 anos atrás. Nos finais do ano 2006 foi trabalhar na embaixada angolana na Itália como adido de imprensa, a convite do seu conterrâneo, Manuel Pedro Pacavira, embaixador naquela altura, onde regressou em 2011. Até a data da sua nomeação para dirigir os destinos da referida estação de rádio na sua província de origem, ostentava a função de sub-editor de economia da redacção central.