Luanda - A administração da Academia politécnica, uma empresa integrada por elementos da UNITA e que responde pela gestão da "Rádio Despertar”, nomeou  João Evangelista “Kalhas” como novo director para aquela emissora comercial cuja apresentação aos quadros esta prevista para breve.

Fonte: Club-k.net

João Evangelista “Kalhas”, que é jornalista de profissão  foi uma figura de referencia no sector da comunicação social da UNITA ao tempo de Jonas Savimbi.  Dirigiu na década de oitenta a  extinta Radio Vorgan e  já foi   Secretario Adjunto para informação do movimento do “Galo Negro” cargo que deixou, em 1995  para ser nomeado  Secretário da Juventude e Desportos do seu partido.

Natural do Lobito, Evangelista “Kalhas”, foi dos quadros da UNITA que teve passagem pela FNLA, onde esteve também ligado a uma rádio  afecta ao movimento de Holden Roberto.  Depois esteve  na Namíbia como refugiado e eventualmente partiu  para as matas.  Tem a fama de ter sido muito activo na JURA, organização onde ascendeu, nas  estruturas máximas.

Diz-se que Jonas Savimbi gostava muito dele mas foi o seu conterraneo, o  falecido Adolisi Mango, ex- SG da UNITA que era considerado seu amigo do peito e responsável pela sua ascensão partidária.

No conhecido Congresso do bailundo  foi uma das figuras que esteve na linha da frente das apresentações do programa do conclave (ver foto).  Faz igualmente parte de uma das famílias influentes da UNITA. É casado com a ex- deputada Ruth Dachala (Irmã, de Macial Dachala.)  Um dos seus filhos esta em vias de se casar com uma das filhas de Jonas Savimbi.

A importância que João Evangelista “Kalhas” teve dentro do sector da comunicação da UNITA foi sentida em  Setembro de 1989, na Jamba,  quando Jonas Savimbi invocou -lhe a margem de uma alocução pública, a cerca das suas responsabilidades no processo de de Paz e Reconciliação.

Dizia Savimbi que “Nesta minha palestra que não constitui o Informe ao Congresso, porque esse está a cargo do meu colega, Dr. Jorge Valentim,  Ministro da Informação, quero tornar público o pedido que acabo de formular ao Director da VOR¬GAN, companheiro Kalhas. Solicitei-lhe que a VORGAN, de hoje em diante, não responda à Emissora do MPLA dente por dente, olho por olho. A partir de amanhã queremos ouvir uma outra e diferente VORGAN. Uma VORGAN que se dirija ao povo Angolano com uma permanente mensagem de Paz e Reconciliação. Vamos parar de imediato com os “santomenses” e com os "fantoches”. Ocupemos antes os nossos tempos de emissão com uma mensagem que crie para a nossa VORGAN, como criou no passado, simpatia e respeito.”, fim de citação.