USA - A filha do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, Isabel do Santos, tornou-se na primeira mulher multimilionária de África, refere a revista Forbes num estudo divulgado hoje.


Fonte: FORBES & Club-k.net

"Não podemos traçar a proveniência dos fundos"

Ao longo dos últimos anos, Isabel dos Santos, a filha mais velha do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, comprou acções de empresas de capitais abertos em Portugal, incluindo acções em bancos e uma empresa de Televisão a cabo. A combinação destas acções com activos Isabel dos Santos detém pelo menos um banco em Angola, destaca a FORBES para concluir que a fortuna em líquido -dinheiro vivo- estar na cifra de 1 bilhão de dólares americanos.


Para uma avaliação científica a Forbes fez a seguinte pergunta ao analista Peter Lewis, professor de Estudos Africanos na Escola da Universidade Johns Hopkins de Estudos Internacionais Avançados: Como é que uma mulher de 40 anos de idade, que começou com apenas um restaurante aos 24 anos de idade hoje ser multimilionária? Peter Lewis disse que não sabia os detalhes dos negócios/riqueza de Isabel Dos Santos, mas ele alerta que é de conhecimento que o partido no poder e círculo íntimo do presidente, têm grandes interesses em negócios. A gerência dos fundos do governo e algo muito obscuro, disse Peter Lewis para explicar logo a seguir que "O problema central em Angola é a completa falta de transparência. Não podemos traçar a proveniência dos fundos. "


Por outro lado, o porta-voz de Isabel dos Santos em Portugal, instado pela FORBES não respondeu às especificidades da origem da fortuna da chefe mas disse que a tese de Johns Hopkins é especuladora e sem mérito académico argumentando que os investimentos de Isabel dos Santos são transparentes e obedecem a legislação europeia.


No referido estudo, a FORBES  fez saber que visa aprofundar a origem da fortuna de Isabel dos Santos.

 

Materia relacionada

Figuras do regime com fortunas acima de um bilhão de dólares