A carregar...

Procurador-Geral acusado de ter ficado com 10 milhões de dólares do caso BNA

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 1.75 (2 Votos)

Lisboa - Notado em meios habilitados da Procuradoria-Geral da República um sentimento de indignação por causa dos descuidos do Procurador-Geral, general João Maria de Sousa, na apropriação ilícita de fundos do Estado, de que é acusado.

Fonte: Club-k.net

Depositou na conta de um advogado português

Em causa estão parte dos fundos recuperados no exterior do país, referentes ao caso do Banco Nacional de Angola, que sofreu um desfalque de mais de 160 milhões de dólares, e cujo escândalo se tornou público em 2009.

Depois de ter entregue directamente ao ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do PR, general Kopelipa, dezenas de milhões de dólares recuperados na Suíça, assim como um Ferrari, em 2010, o general João Maria de Sousa, no entender de "insiders", começou também a cuidar das suas poupanças.

O Procurador-Geral, conforme o acusam, ordenou a transferência de mais de 10 milhões de dólares, recuperados em Portugal, do caso BNA, para a conta pessoal de um obscuro advogado português Paulo Blanco.

Alguns dos colegas mais próximos do Procurador-Geral João Maria de Sousa criticam o facto do mesmo ter investido o advogado português, de quem é amigo pessoal e com quem tem negócios privados, com poderes de Estado inaceitáveis. Paulo Blanco passeia-se oficialmente em Lisboa, pelos círculos do poder, com os títulos de “advogado do Estado angolano” e "representante do Procurador Geral da República de Angola".

Para alguns dos magistrados, a forma aguerrida  com que o advogado Paulo Blanco age em nome do PGR e do Estado angolano poderá criar danos à imagem da justiça angolana. São de opinião que os fundos recuperados deviam ter sido depositados numa conta oficial do Estado angolano, representado ou pelo BNA ou pelo Ministério das Finaças.

O facto do PGR ter ordenado que os fundos fossem colocados na conta do seu amigo, pode, no entender de observadores,  originar mais investigações, até mesmo por fuga ao fisco por parte de Paulo Blanco.

“O PGR poderia ter feito o mesmo que na Suíça. Andou a transportar o dinheiro em malas e ninguém sabe ao certo quanto ficou consigo e quanto entregou ao general Kopelipa. Esta seria a melhor forma de ele aumentar as suas poupanças, sem gerar mais polémica”, sugeriu um observador atento.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Anónimo 26-02-2013 13:41 #71
ESSES FILHOS DA PUTA XTÃO SEMPRE A CRIAR DESFALQUES NOS COFRES DO ESTADO ANGOLANO E NÃO SÃO DETIDOS E JULGADOS!
0 QUIRINDA 21-02-2013 09:37 #70
ATE QUANDO O SER HUMANO TERA QUE RECONHECER Q NÓS NASCEMOS E UM DIA TEREMOS Q MORRER, E NENHUM DE VOCES LEVARA 100 DOLARES NA COVA, SERA Q NAO CHEGA DE TANTO, SOFRIMENTO E TORTURA PSICOLOGICA DESTE POVO`? NOS SO PRECISAMOS DE AGUA,LUZ ,E SAUDE.PORQUE NÓS SOMOS BATALHADORES
0 osvaldo 21-02-2013 08:32 #69
Pena dos angolanos com uma condicao finaceira mas baixa, os nossos dirigentes vederam os o pais, e os seus propios rabos no estageiros, pena nossa q temos poder,qundo o estrageiro vm vm faz e desfaz, porq o dirigente vederam o seu propio pais,
0 luis mario 19-02-2013 13:48 #68
Digo, deus
e nao seus. Obrigado
0 luis mario 19-02-2013 13:43 #67
Esse dinheiro sera q levara ao cemitério? Não! Existe alfa e Omega, o principio e o fim, acreditem tudo é vaidade e seus gosta destes seus semelhantes. Dinheiro nunca salvou vidas, senao Mobutu e outros não morriam.
0 Kwenha Kwa Ngungu 19-02-2013 01:19 #66
EMAEL MIGUEL, estou de acordo, em parte contigo. Mas, meu brother, o país já anda vendido há muito tempo! Temos é que resgatá-lo, isso ím, meu bro.
0 Fred 18-02-2013 07:56 #65
Se for verdade,e melhor os pobres pedirem a Deus para amaldiçoar,todo s que Tem mais de 10 milhoes usd.
0 Mbanda Ka 18-02-2013 05:43 #64
Corruptos sem vergonha Ate senhores da lei viram Marginal isso so acontece em Angola
0 Fantasma de Nito Alv 17-02-2013 23:53 #63
mpla=bando de gatuno e corruptos
0 TRUNGUNGO 15-02-2013 08:51 #62
ESTAMOS MESMO PAIADOS PELO REGIME DO MPLA E COMPARSAS.
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL