Luanda – O presidente da UNITA, Isaías Samakuva esteve esta terça-feira, 29, reunido com o bispo Afonso Nunes da Igreja de Nosso Senhor Jésus Cristo no Mundo (Tocoista), no Templo da denominação religiosa sito no Golf II.

Fonte: Unita


O encontro que decorreu à porta fechada passou em revista o papel da Igreja fundada por Simão Toco, com o objectivo de libertar o homem e, como afirmou o líder da UNITA um dos objectivos visados com esse encontro foi o relançamento dos contactos que sempre existiram no passado, entre a sua força política e a Igreja Tocoista.

Acompanhado pelo seu vice-presidente Joaquim Ernesto Mulato, Isaías Samakuva reafirmou a sua visão de que entre as forças políticas e a igreja deve haver interacção, visando o desenvolvimento do bem-estar do país e dos seus povos.

“Nós temos mantido uma longa relação com a Igreja Tocoista (…) este serve para a retomada dos contactos que sempre mantivemos no passado, no âmbito da nossa ideia de que na nossa sociedade, entre a igreja e as forças políticas deve haver sempre diálogo”, sublinhou o Presidente da UNITA.

Quanto ao templo que visitou pela primeira vez desde a sua conclusão em 2012, Isaías Samakuva disse que trata-se de uma obra majestosa que reflecte a capacidade de realização dos membros da Igreja Tocoista e não só de que os angolanos se podem orgulhar.

Por seu turno, o bispo Dom Afonso Nunes afirmou que a sua denominação religiosa tem a obrigação de aproximar as pessoas nesta fase de reconciliação. Para o dirigente religioso, o encontro com o Presidente da UNITA circunscreve-se naquilo de chamou de revisão do seu relacionamento com as instituições e com as pessoas, “para criarmos um clima de irmandade”.

“Nós consideramos este ano como de irmandade e fraternidade espiritual (…) somos todos angolanos não há necessidade de estarmos de costas viradas”, afirmou o Bispo.

De recordar que no seu discurso proferido por ocasião da cerimónia de cumprimentos de fim de ano, o Presidente Samakuva defendeu a necessidade de haver um diálogo abrangente e eficaz, entre todas as forças vivas da nação, com vista a conquista da paz social. É neste contexto que o líder da UNITA pretende levar avante a iniciativa de diálogo sem pré-condições com todos os sectores da sociedade angolana.