A carregar...

Homenagem ao João Van-Duném (in memoriam) – Reginaldo Silva

1 1 1 1 1 Como classifica este artigo? 0.00 (0 Votos)

Luanda – Conheci o João Van-Duném (JVD) em Lisboa bem no inicio dos anos 80, tendo o Zeca Van-Dúnem, seu primo e meu amigo, sido o responsável pela nossa apresentação, se a memória não me falha.

Fonte: Club-k.net

O JVD trabalhava então como chefe de redacção para o África Jornal, que julgo ter sido a primeira publicação angolana/africana a surgir em Portugal no pós-25 de Abril de 1974.

Na altura fiquei a saber que eu e ele, afinal de contas, em Luanda tínhamos sido hóspedes da mesma cadeia em 77, embora colocados em unidades distintas, eu no São Paulo e ele na Casa de Reclusão, para onde tinha sido encaminhado, depois de o terem ido buscar de barco a Cuba onde se encontrava a estudar.

Este primeiro encontro de Lisboa selou uma amizade de verdade e para sempre, tendo colocado anos depois o JVD como uma das grandes referências da minha própria trajectória profissional, pois ele foi o responsável pela minha ida para a BBC, onde como correspondente em Luanda, trabalhei durante cerca de 18 anos.

Depois de Lisboa, JVD foi para Londres trabalhar para BBC, tendo sido graças à sua indicação/convite que eu me tornei no inicio dos anos 90 no "stringer" deles em Luanda, onde fui o primeiro jornalista angolano a ter autorização oficial para trabalhar para uma emissora estrangeira como correspondente.

A minha relação profissional com o JVD/BBC foi fundamental no meu processo de "requalificação", sendo responsável em grande parte pelo tipo de jornalista que hoje sou, sendo certo, que muito dificilmente seria o mesmo, se os nossos caminhos não se tivessem cruzado na distância que separa Luanda de Londres.

Nesta difícil hora "di bai", só lhe posso estar imensamente grato e reconhecido por tudo quanto ele representou para mim em termos pessoais e profissionais.

Mas há tanto para dizer do JVD, da sua afabilidade, da sua lealdade, da sua amizade. Oportunidades não me faltarão para continuar a celebrar esta amizade que apenas foi interrompida pela eternidade que chegou cedo de mais.

Como é João?

OBS: Texto extraído no mural do autor no facebook.






Debate o tópico nas redes sociais:





Debate no Club-K:


NOTA: Os comentários postados neste portal são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Por favor, leia os Termos de Uso. O Club-K reserva-se ao direito de moderar os comentários suspeitos de conter palavras ofensivas e apagar os que não cumpram as regras.



Comentários Arquivados:



Actualizar comentários 

0 Diafúria 12-02-2013 12:13 #10
Quando li o comentário do General Vietnam fique perplexo pela sua insolência.
Agora ao ler o comentário do Londrino fiquei muito feliz pela sua perspicácia.
Gostei essa do cego que acordou. Estou contigo Londrino.
+1 Colega Atento 12-02-2013 05:07 #9
Reginaldo, és um jornalista com mérito, sem duvida nenhuma, mas tens exagerado no EU,EU, EU, manifestando um egocentrismo exacerbado. Olha bem para os teus posts no Facebook equipado com essa referência pata verificares TU, TU mesmo esse EU, EU, EU e EU...

Podes começar a análise por esta homenagem que fico sem perceber se é uma homenagem ao João ou a Ti mesmo, tantas são as referências a ti mesmo que nele plasmaste.
+2 londrino 11-02-2013 13:43 #8
mais voce General Vietnam que defende o regime do JES todos dias aqui neste site hoje esta falar da corrupcao que mata o nosso pais, loucura o cego acordou.
0 Amigo 11-02-2013 13:34 #7
Que o Joao Van-dunem descanse em paz.
Recordo-me das oportunidades que ele na BBC deu a jovens Angolanos pra estagiar .Amigo do seu amigo e Sr muito culto.Descansa em paz Joao Van-dunem.Fizes te amigos pelo mundo fora e sempre foste amavel e extremamente educado
-2 General Vietnam 11-02-2013 08:42 #6
A ultima vez que tive com ele foi na pastelaria Bolo de Coco no Alvalade, no ano passado falamos de tudo, desde a corrupção que mata o nosso pais e até das nossas antigas bebedeiras...fo i bom.Descansa em paz mano.
0 Amizade 09-02-2013 20:40 #5
Conheci o malogrado pessoalmente em Londres e a posterior quando regressou a Angola. Era um homem honesto, educado, delicado e intelectualizad o. A sua morte constitui um desfalque para a nossa sociedade, quer em aspectos profissionais como humanitários, que a sua alma descanse em paz.
0 Fantasma de Nito Alv 09-02-2013 19:48 #4
Mais outro corrupto que morre, vão indo todos, para quando o JES??
+4 ZITO 09-02-2013 16:44 #3
MORREU MAIS MEDIOCRE ENTRE MUITOS ANGOLANOS
-2 Africana 09-02-2013 13:46 #2
RIP...Que a terra lhe seja leve...
+3 Kete lya Jina 09-02-2013 12:06 #1
O seu ao dono.
Gostei da homenagem. Nem todos os VD tiveram vida facilitada- às vezes se critica sem se saber que picada percorreram as pessoas.
Espero que neste espaços virtuais se saiba valorizar os feitos de quem trabalhou árduamente para atingir o sol ou fugir da escuridão da opressão.
Descance em paz JVD
leftCLUB-K.net é um portal informativo angolano ao serviço de Angola, sem afiliações políticas e sem fins lucrativos cuja linha editorial consubstancia-se na divulgação dos valores dos direitos humanos, educação, justiça social, analise de informação, promoção de democracia, denuncias contra abusos e corrupção em Angola.

O CLUB-K.net foi fundado aos 7 de Novembro de 2000, e é integrado por jovens angolanos (voluntários), com missão representativa em diversos países e reconhecido a nível internacional como uma organização não governamental.

REDES SOCIAIS

NEWSLETTER

Assine a nossa Newsletter para receber novidades na sua caixa de e-mail. "Gosta" da nossa página no Facebook para receber novidades na parede do seu perfil no Facebook.

INSERE O SEU E-MAIL